Região
O colorido das flores e o encanto dos jardim deram o tom da 6ª Expoflorir de Picada Café
Picada Café – Entre um atendimento aqui, outro ali, famílias inteiras se dedicando a atender bem, dar dicas, esclarecer, vender, contabilizar… Assim foi o sábado e domingo, 6 e 7, no Parque Jorge Kuhn. A sexta edição da Expoflorir reuniu empresas da cidade que atuam com venda de flores e arranjos, além de jardineiros que ganham a vida produzindo a inovação que embeleza os jardins de muitos lares da cidade e de fora de Picada Café. A Expoflorir é um evento que antecede a chegada da primavera, momento que muita gente faz a troca das flores para espécies mais adequadas para a estação.
EM FAMÍLIA
O jardineiro Evandro Lamb sabe bem o que significa a mudança de estação. Ele, a esposa Clarisse e os dois filhos se dividiram entre a loja física e a exposição, tudo para atender bem o cliente. “A Expoflorir nos aumenta o leque de clientes e buscamos sempre oferecer flores e folhagens para todos os ambientes. Assim como tem os jardins, no sol ou na sombra, há quem procura opções para dentro de casa e apartamentos. É preciso oferecer opções para todos os ambientes”, descreveu. O expositor também atua com serviço de jardinagem. Se há quem vende, há quem procura. A dona de casa Amélia Bittencourt estava de passeio pela cidade e levou mudas variadas. “São muito lindas. Sempre espero chegar a primavera para fazer a troca das flores do meu jardim. Além de ficar bonito, é uma terapia para mim”, detalhou a moradora de Esteio. A comerciante Leila Mewius era outra que circulava pela feira ainda no sábado. “Muito bonito e várias opções. O Município está de parabéns por proporcionar isso aos expositores e visitantes”, frisou.
OPORTUNIDADE PARA TODOS
A sexta edição da Expoflorir levou muito mais que flores, jardins e derivados para o Parque Jorge Kuhn. Levou também oportunidade para todos. Destaque também para a força da agricultura familiar, do artesanato e da gastronomia local. Teve ainda cervejas artesanais, espaço pet, espaço kids e brinquedos infláveis. O expositor Leonardo Wendt levou a erva mate, além de cuias, bombas de chimarrão, enfeites, tudo para proporcionar um momento de lazer completo aos visitantes. Ele elogiou a organização e o público. “A Expoflorir sempre reúne um público diferente e estar aqui nos proporciona vendas. O Parque Jorge Kuhn está muito bonito”, opinou. No palco da feira, outra oportunidade. Além da bandinha típica a animação contou com apresentação cultural da invernada juvenil do CTC Encosta da Serra e do grupo de Danças Criativas Associação Cultural de Picada Café e de danças aéreas das Escolas Municipais de Picada Café, além de show acústico com Ezra & Daltro Duo e Roger Siqueira.
“As plantas e as flores continuam encantado”, diz secretária
A satisfação do público que prestigiou a Expoflorir, assim como os expositores, é também da organização. A secretária de Turismo, Indústria e Comércio, Cléri Spindler, avalia que o evento foi um grande sucesso. “Mais uma vez percebemos como as plantas e as flores continuam encantando, traduzindo-se também em ótimas vendas para nossos expositores, a quem agradecemos imensamente pela confiança. Eventos como a Expoflorir mostram a força da parceria público-privada e revelam o quanto Picada Café se consolida como um destino turístico diferenciado, onde natureza, cultura e acolhimento caminham juntos. Em 2026 vamos preparar uma edição ainda mais especial, para receber novamente nossa comunidade e os turistas”, destacou
CULTURA DOS EVENTOS
Já o prefeito Daniel Rückert afirmu que “estamos fortalecendo cada vez mais a cultura dos eventos no Parque Jorge Kuhn. Isso cria uma rotina especial para os visitantes, que encontram aqui diversas oportunidades de vivenciar nossa produção local, nossa cultura e nossa história. Em outubro, por exemplo, teremos a Feira do Livro e o Encontro de Carros Antigos, eventos imperdíveis para quem quer voltar e aproveitar ainda mais o que Picada Café oferece. A Expoflorir foi sensacional e mostra como o parque se tornou um verdadeiro ponto de encontro e de oportunidades”.
