Conecte-se conosco

Região

O que já se sabe sobre a Tempestade Tropical Akará, que se forma na costa do Sul

19/02/2024 - 11h50min

Atualizada em 19/02/2024 - 11h51min

Créditos: NOAA/Divulgação MetSul Meteorologia

A MetSul Meteorologia alertou para a formação de uma tempestade tropical, chamada Akará, na costa sul do Brasil, entre o final do domingo e o início desta segunda-feira. Esse fenômeno é considerado raro e costuma preceder a ocorrência de furacões em ciclones tropicais.

As tempestades tropicais são ciclones que apresentam ventos sustentados entre 63 km/h e 119 km/h. Se os ventos ultrapassam os 119 km/h, o sistema é classificado como um furacão. Desde o início do século, ocorreram apenas quatro tempestades tropicais no litoral brasileiro, sendo a mais conhecida o Furacão Catarina, em 2004. Outros eventos ocorreram em 2010, 2019 e 2021.

A tempestade Akará se intensificou na madrugada desta segunda-feira e está localizada a Leste do Litoral Norte do Rio Grande do Sul e do Litoral Sul de Santa Catarina, sem atingir o continente. Ela possui ventos sustentados de cerca de 65 km/h.

Todos os modelos de previsão indicam que a tempestade seguirá em direção ao Sul, permanecendo em alto-mar e afastada da costa. Não há previsão de que o sistema se desloque para o continente. Se mantiver estra trajetória, a tempestade pode causar agitação marítima e trazer nuvens para o continente, ocasionando chuvas isoladas e temporais localizados, típicos de verão. No entanto, o impacto direto do ciclone na costa é improvável, sendo mais significativo em áreas oceânicas.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.