Região
O que já se sabe sobre o assalto em Morro Reuter?
Por Cleiton Zimer
Morro Reuter – A tranquilidade da noite de domingo (25) foi interrompida por disparos e perseguição pela VRS-873, na altura do Mato Comprido. A residência de um casal, que fica às margens da rodovia, foi atacada por um bando de seis criminosos armados – usando toucas ninjas – um pouco antes das 20h.
Eles fizeram o morador de 45 anos de refém em seu próprio carro – um Jaguar cinza – e o colocaram no banco de trás, entre dois bandidos, e empreenderam fuga em direção a Santa Maria do Herval. A esposa, que está grávida, deixaram na casa e não a feriram.
De acordo com o comandante da Brigada Militar local, tenente Elton Dhein, quando os bandidos saíram da propriedade se depararam com a viatura da BM, que já estava indo ao encontro para atender um chamado, que teve início por volta das 19h45, dando conta de que algo estava errado na residência.
Neste momento iniciou-se a perseguição ao Jaguar e, mais adiante, notaram que havia um Corolla também em alta velocidade.
A vítima foi abandonado pelos bandidos durante a perseguição na VRS, próximo a um atelier. Porém, foi alvejado com dois disparos.
Acidentaram os dois carros e fugiram para o matagal
No ‘mirante’ de São José
Os dois carros seguiram em fuga. Chegando no ‘mirante’ de São José do Herval o Corolla dobrou à esquerda caindo em um barranco e ficando preso em árvores. Nele havia dois bandidos que entraram em confronto com a guarnição. Conseguiram fugir para o mato.
No veículo havia uma pistola .380 e miguelitos – pregos retorcidos usados para furar pneus de carros. A placa do carro é de Putinga – mas ainda não há confirmação se estava clonada.
Na bifurcação entre Frankenthal e Fazenda
O Jaguar seguiu adiante até a estrada que leva para a localidade de Fazenda Padre Eterno, logo após a bifurcação que faz a divisa com o Frankenthal. Vários metros antes há partes do carro que caíram em decorrência dos disparos, inclusive, pneus dianteiros estouraram.
Mesmo assim conseguiram seguir até a curva, onde perderam o controle da direção e caíram numa vala, batendo num poste.
Quem avisou a Brigada do paradeiro do Jaguar foram os próprios moradores dos arredores que o encontraram batido, dizendo que havia uma arma dentro. Neste, havia quatro ladrões. Eles foram vistos fugindo em direção à ponte e depois se embrenharam no mato. No veículo estava uma espingarda calibre 12.
Vítima acudida por populares que passavam
O homem foi encontrado deitado na lateral da VRS por populares que passavam. Imediatamente pararam e ajudaram-no. Ele estava consciente e a todo momento se mostrava preocupado com a esposa. “Ajudamos o rapaz até a polícia chegar”, disse uma moradora de Santa Maria do Herval.
A Brigada Militar chegou e o socorreu em uma viatura. Primeiramente foi levado ao Posto de Saúde de Morro Reuter e, após, transferido para o Hospital da Unimed.
De acordo com familiares, um dos disparos passou de raspão. E o outro pegou o fígado e pulmão. Ele passou por uma cirurgia na noite de domingo e está estável, pemanecendo em observação na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
Cerco conta com dezenas de policiais da região, helicóptero e cães
Imediatamente a Brigada Militar de toda a região se mobilizou e montou um cerco para tentar capturar os bandidos. Policiais de diversas cidades do 32º Batalhão de Polícia Militar vieram ao encontro fechando cada rua e acesso. Equipes do 1º Batalhão em Áreas Turísticas, da região de Gramado, além do Choque de Porto Alegre, atuaram em barreiras.
Na manhã desta segunda-feira (26), ao raiar do dia, o Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) entrou na mata, com auxílio de cães farejadores. Durante a tarde um helicóptero apoiou as buscas. Até o início desta noite ninguém tinha sido preso.
De acordo com o capitão Fábio Lima da Silveira as buscas seguem. “O pessoal está atrás. A área é muita extensa, de mata muito grande. E como são dois veículos ficaram muito dispersos, muito distantes um do outro”, disse.
Há diversas barreiras sendo realizadas e os veículos, todos, passam por revista.
Fique atento, e tenha cuidado
A polícia alerta que a comunidade fique atenta, pois os criminosos estão armados. Solicita-se que qualquer situação suspeita seja imediatamente reportada para a BM pelo 190, além dos telefones 3564-1193 e 3564-6872.
Esperaram o morador na porta de casa
Os policiais civis da Delegacia de Dois Irmãos também estiveram nas cenas do crime já na noite de domingo para levantar as primeiras informações acerca do ocorrido, assim como uma equipe do Instituto Geral de Perícias (IGP) que fez o trabalho até por volta das 3h da madrugada.
Até a tarde de hoje ninguém havia sido ouvido formalmente na DP. Conforme o delegado Felipe Borba, que coordena as investigações, a esposa estava muito abalada no domingo e, portanto, o depoimento dela ficou para a tarde desta segunda.
Mas já há algumas informações com as quais a investigação trabalha. “O que falaram é que a esposa estava em casa, e que ele [o marido] estaria retornando de um jogo do Grêmio, e o pessoal já estava na lateral da residência aguardando”, disse o delegado.
Conforme Borba, a vítima desceu do carro e já foi rendida e levada para o interior da casa. “Teriam pedido dinheiro e onde estava o cofre.”
Rádio na frequência da BM
Também há a informação de que os bandidos estavam com um rádio comunicador na frequência da Brigada Militar. “Pelo rádio escutaram que a BM teria sido acionada e estava deslocando. A gente acredita que por isso eles resolveram levar a vítima e sair do local. Porque tinham lacres que usam como algema para render as pessoas, então aparentemente estavam preparados para ficar mais tempo ali”, analisa Borba.
Crime foi planejado
Os bandidos teriam ficado à espreita na casa, esperando o morador chegar. “Eles não estacionaram o Corolla perto, colocaram adiante. Em princípio, entraram por uma lateral da rodovia, num matinho, e aguardaram num canto da casa.”
Para o delegado, pelo número de pessoas envolvidas na ação, armamento e até rádio que foi usado, entende-se que o crime foi planejado. “E por onde circularam, dá a atender que eles entendiam minimamente por aqui, porque têm muita curva para se perder de noite, e num carro que não conheciam.”
Denúncias também podem ser feitas para a Delegacia, pelo telefone 51 3564-1190 ou whats 51 98543-7318 – garantindo-se o anonimato. Lembrando que EMERGÊNCIAS devem ser reportadas imediatamente para a BRIGADA MILITAR, nos números anteriormente mencionados.
“Ficamos assustados“
A reportagem conversou com moradores das proximidades. No trecho da Fazenda, relataram que ficaram assutados com o ocorrido e seguem receosos. “Ficamos acordados até tarde. Fomos dormir de madrugada, mas mesmo assim, preocupados”, disse um morador, que não quis se identificar.