Região

Oito minutos de pânico: como foi o assalto que culminou em família refém e bandido morto

03/08/2023 - 09h42min

Estância Velha – Proprietários de uma agropecuária localizada na Av. Walter Klein, bairro Lago Azul, viveram momentos dignos de um filme de terror, na noite de terça-feira. Enquanto preparavam o fechamento do estabelecimento, o casal de empresários e sua filha, de apenas seis anos, foram abordados por dois bandidos armados, que anunciaram o assalto.

Ao longo dos oito minutos seguintes, foram feitos reféns e ameaçados de morte, até que a rápida ação da Brigada Militar conseguiu impedir a continuidade do crime, com a morte de um bandido, baleado em confronto, e na prisão de outros dois.

O criminoso morto, que tinha 46 anos, chegou a ser socorrido pelo Corpo de Bombeiros Militar e encaminhado ao Hospital Getúlio Vargas, mas não resistiu aos ferimentos e morreu em cirurgia, após ser transferido para Canoas. Os outros dois devem ser encaminhados ao sistema prisional.

Como tudo aconteceu

Imagens de câmeras de segurança obtidas pela reportagem do Diário, revelam como aconteceu toda a ação. Eram por volta de 19h07 da noite, quando o empreendedor aparece recolhendo um cercadinho para fechar o estabelecimento. Cerca de um minuto depois, dois criminosos chegam e anunciam o assalto. Dentro da loja, a proprietária fazia o fechamento de caixa, junto da filha.

Ao entrar no interior da agropecuária, um dos bandidos rouba todo o dinheiro do caixa, além de diversos outros itens, enquanto o outro tranca a família em uma sala.

Às 19h14, ama guarnição da Brigada Militar chega ao local e é possível ver um dos policiais nas imagens. Percebendo a chegada da BM e vendo que não havia outra saída, os criminosos decidiram, então, fazer a família refém. Apenas um minuto depois, eles saem do local, sob a mira dos policiais, mas com armas apontadas para a cabeça do homem, o primeiro bandido sai do local, seguido pelo segundo, que fazia o mesmo com a mulher e a criança.

Do lado de fora, um policial militar que estava de folga e passava pelo local, percebeu a presença de um carro fazendo a “segundinha”, ou seja, esperando a saída dos assaltantes para fugir. O bandido acabou preso.

Ao ver o comparsa motorista preso, os dois assaltantes saíram em direção à viatura da BM, exigindo que os policiais entregassem as chaves, sob constantes ameaças de que, se isso não acontecesse, as vítimas seriam mortas.

Às 19h16, após a família ser colocada dentro do carro, no momento de descuido de um dos criminosos, um policial percebeu a oportunidade e disparou contra o bandido que, aquela altura, mantinha as constantes ameaças de que mataria a família. Vendo o comparsa baleado, o outro indivíduo também se entregou, foi algemado e preso.

Criminosos altamente perigosos

Foi identificado como Julio Cesar Guedes Ribeiro, de 46 anos, o criminoso morto. Natural de Bento Gonçalves e morador de Porto Alegre, ele tinha diversos antecedentes. Entre os crimes, tinha seis passagens por furto, estelionato, formação de quadrilha, receptação (3 vezes), roubo 6 (vezes), lesões, homicídio.

Os outros dois presos também possuem extensa ficha criminal. O assaltante, 47 anos, que também é natural de Bento Gonçalves e residia na Capital, já foi preso por furto, receptação (3 vezes), roubo (10 vezes), formação de quadrilha (2 vezes), porte de arma de fogo raspada, porte de arma de fogo de calibre permitido, invasão de domicílio, dirigir sem CNH ou com a CNH vencida/cassada, três homicídios, tráfico e resistência.

Já o motorista, de 40 anos, natural de Rodeio Bonito e morador de Novo Hamburgo, tem como antecedentes: estelionato, formação de quadrilha, dirigir embriagado (2 vezes), dirigir com a CHN suspensa/cassada (4 vezes), Maria da Penha (vias de fato e ameaça – 2 vezes), furto, adulteração de sinal identificador (4 vezes) e receptação.

Armas apreendidas

Além das prisões, os policiais militares também conseguiram apreender as armas que eram utilizadas pelos bandidos. Entre elas está uma pistola calibre .40 e um revólver calibre .357. Além disso, o carro também foi apreendido, assim como munições de ambas as armas. Ao todo, foram recuperados R$ 1.260, em dinheiro, e um notebook que foi roubado do interior da loja.

Sair da versão mobile