Conecte-se conosco

Região

OPINIÃO: geladeira velha!

05/07/2023 - 11h44min

Atualizada em 05/07/2023 - 11h57min

Texto de Lucas Caneppele

Por Lucas Caneppele

Todo mundo já fez ou já viu o degelo de uma geladeira antiga. Ventilador na frente, portas abertas, se é que a portinha do freezer ainda não caiu devido ao excesso de gelo e a falta de periodicidade da limpeza. Mas a verdade é que, é necessário o esforço manual e o auxílio mecânico do ventilador.

Mas onde eu quero chegar? Que analogia engraçada ou descabida que estou fazendo? A realidade é que para o gelo desse freezer não ocupar todo o espaço destinado aos alimentos ou até mesmo abrir a porta, estragá-los e o cheiro podre contaminar todo o ambiente, é muito mais do que necessário essa manutenção preventiva.

Profissionais da segurança pública, se empenham diariamente para combater o crime, cada vez mais preparados com o auxílio de tecnologias, bons equipamentos de trabalho, treinamentos e com conhecimento técnico.

Está bem, mas ainda não faz sentido essa comparação. Mas e se trouxermos dados estatísticos do Nugesp, de que 71,2% dos presos conduzidos pelos profissionais de segurança, são liberados para irem para casa após a audiência de custódia, você já começa a enxergar a analogia? A cada 10 presos, 7 são liberados.

A verdade é que enxugar o gelo, é mais do que necessário e precisa ser feito com eficiência para que o ambiente todo não apodreça. O que devemos exaltar aqui são as pessoas que nunca param de limpar essa geladeira e seguem motivadas mesmo sabendo que será necessário o degelo novamente.

Ao cidadão de bem, resta sonhar que no futuro possamos fazer esse comparativo com uma geladeira frost free, que torna menos frequente esse processo de limpeza. Já ao criminoso, resta corrigir suas atitudes ou torcer para que não seja a hora dele sentir o sopro do ventilador.”

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.