Região
Paciente de Ivoti recebe doação de medula óssea vinda do exterior
Ivoti – Em meio ao cenário de caos que o Rio Grande do Sul enfrenta nos últimos dias, um ato solidário movimentou o estado na última quarta-feira (8). Morador do município recebeu um presente extraordinário vindo de terras distantes: uma nova chance de vida através de um transplante de medula óssea.
Depois de quase dois anos, Dercio Staudt recebeu a doação no dia 8, no Hospital Clínicas de Porto Alegre. O material partiu do Exterior, na segunda-feira (6), com destino a Porto Alegre. Durante o percurso, passou pelo Canadá, São Paulo, Florianópolis e Canoas, onde foi finalmente levado à capital gaúcha.
“Foi um processo delicado, o qual passou inicialmente pela etapa nacional em busca de um doador compatível. Como não foi encontrado no nosso país, houve a captação internacional”, conta o médico Joel de Andrade, coordenador da Central de Transplantes Santa Catarina. Segundo a esposa de Dercio, ele se recupera bem.
TRANSPLANTE
O transplante de medula óssea é um procedimento médico que envolve a substituição da medula óssea doente ou danificada por células-tronco saudáveis, geralmente obtidas de um doador compatível. A medula óssea é um tecido esponjoso encontrado dentro dos ossos, responsável pela produção de células sanguíneas, incluindo glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas.