Conecte-se conosco

Região

Patroa da ACTG Portal da Serra de Dois Irmãos inspira e é exemplo de liderança

19/09/2023 - 08h54min

Atualizada em 19/09/2023 - 12h46min

Eleição de Cristiane como Patroa em dezembro de 2022 (Foto: ACTG Portal da Serra)

Cristiane Fruhling Wagner é a primeira mulher a assumir o cargo máximo da entidade

Por Nicole Pandolfo

Cristiane e o marido (Foto: Acervo pessoal)

Dois Irmãos – O amor que Cristiane desenvolveu pela Associação Cultural de Tradições Gaúchas (ACTG) Portal da Serra teve início há 10 anos atrás. A catarinense teve o primeiro contato com o tradicionalismo através da filha que passou a integrar a invernada da Associação e trouxe a família para dentro da ACTG. “Me encantei!”, ela conta.

Da coordenação da invernada mirim, passou pela juvenil, até fazer parte da patronagem da ACTG. Durante esse processo, Cristiane via cada dificuldade como um desafio, o que inspirava os demais pais das crianças e consolidava a sua imagem como uma forte representante entre os associados. “Os pais sempre se espelharam em mim, porque eu não baixo a bola por qualquer coisa. Não desisto tão fácil, acho que é por isso!”, explica.

Primeira Patroa

Em 2022, surgiu a possibilidade de se candidatar como Patroa da ACTG Portal da Serra. Cristiane diz que, apesar do entusiasmo e apoio que recebeu da família, se sentiu insegura com a responsabilidade. Porém, mais uma vez, topou o desafio e, em dezembro do mesmo ano, foi eleita com unanimidade patroa da ACTG.

Cristiane diz se sentir privilegiada por assumir o cargo e lembra de todas as mulheres que já passaram pela coordenação da Associação, mas não chegaram ao posto: “Eu gosto muito de ser a primeira patroa para representar todas aquelas que já passaram por aqui, porque todas deixaram o seu legado, deixaram a sua marca, deram o seu melhor.”

Tradição gaúcha faz parte da família: filha, Emanuelle Wagner, é 1ª Prenda (Foto: Acervo pessoal)

O maior desafio

Para Cristiane, o seu maior desafio como patroa aconteceu neste ano. A convite do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), a invernada mirim da ACTG Portal da Serra foi até Irati-PR representar Dois Irmãos e o Rio Grande do Sul no Nacional de Danças, pela primeira vez na história da Associação. Depois da euforia proporcionada pelo convite, os custos de transporte, alojamento e alimentação trouxeram Cristina e sua equipe para a realidade difícil que seria participar do concurso. Com o auxílio da prefeitura para o transporte, venda de rifas, e o custeio do alojamento a cargo das próprias famílias, Portal da Serra ficou entre os 5 melhores do Brasil. “Só de estar lá já é um marco histórico! Plantando essa sementinha, quem sabe em breve não voltamos para colher os frutos dessa experiência!”

Empregada doméstica há vinte anos, Cristina conciliou as férias do trabalho com a Semana Farroupilha para se dedicar inteiramente ao cargo de Patroa: “Eu amo o que faço, eu amo estar aqui!” Para 2024, seu último ano no cargo, ela tem como meta reformar a parte externa da ACTG e, para isso, diz estar em busca de apoio do poder público.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.