Região
Pelo menos quatro furtos ao comércio foram registrados nesta semana em Estância Velha
Por Geison Concencia
Estância Velha – Nesta semana, ocorreram pelo menos quatro furtos ao comércio de Estância Velha: dois na área central e dois no bairro Rincão dos Ilhéus. Situação gerou preocupação dos comerciantes, que cobram repressão ao crime.
Os dois primeiros foram registrados na terça-feira (29), no início da tarde. Duas lojas no Centro foram alvos de ladrões. No primeiro deles, câmeras captaram o momento em que um casal entrou em uma loja, e de modo sorrateiro, subtraiu objetos do interior da loja. No segundo caso, produtos que estavam expostos na parte externa do estabelecimento foram levados por uma mulher.
Nesta quinta-feira (31), durante a madrugada, o mesmo homem teria invadido dois estabelecimentos no bairro Rincão dos Ilhéus, na mesma quadra, entre as ruas João XXIII e São João. Em um dos estabelecimentos, o homem entrou após acessar o local pela porta da frente.
Segundo o secretário de Segurança, Oseias Vieira, a Guarda ampliou o uso de duas motocicletas na área central, além de focar no bairro Rincão, onde ocorrem furtos à noite. “A Guarda Municipal, através da secretaria, reforçou o efetivo no Rincão e já estamos fazendo prisões, inclusive em flagrante, cerca de duas ou três prisões em flagrante, pelo reforço do efetivo”, comenta Vieira.
O chefe da Pasta também apontou reforço durante o dia na área Central, onde também ocorreram os furtos. “Isso é o que nós estamos fazendo agora, além do trabalho de levantamento de informações. Estamos atrás para a identificação dos envolvidos. Estamos em contato com a Polícia Civil para ajudar e investigar esses casos”, destaca Vieira.
Brigada Militar intensifica ações para coibir furtos em comércios da região
A Brigada Militar, por meio do 32º Batalhão de Polícia Militar, tem reforçado o patrulhamento ostensivo e realizado operações estratégicas com foco na prevenção e repressão aos crimes de furto em estabelecimentos comerciais. A medida visa responder ao aumento de ocorrências e garantir maior segurança ao comércio local, especialmente nas áreas centrais e bairros com maior fluxo de pessoas.
As ações incluem o emprego de guarnições em patrulhamento comercial, operações de saturação em horários e pontos sensíveis, monitoramento de imagens de câmeras de videomonitoramento e integração com comerciantes por meio do programa Parceiros da Brigada Militar, que fortalece o elo entre a comunidade e a corporação.
“Nosso objetivo é manter a presença policial ostensiva e agir com agilidade na identificação e prisão de indivíduos que praticam delitos contra o patrimônio, especialmente furtos qualificados”, destaca o Capitão Rafael Lincke, comandante da 4ª Companhia da Brigada Militar. “A comunidade pode ter certeza de que estamos atuando diariamente para proteger seus bens e sua tranquilidade”, complementa.
