Conecte-se conosco

Região

Pesquisa vira horta e incentiva o desenvolvimento de estudantes na Escola Felippe Alfredo Wendling

04/09/2024 - 16h29min

Estudantes do 3º 01 posando com a colheita do dia (Créd. PMDI)

Com o objetivo de aprender a cultivar a terra, estudantes transformaram uma floreira em uma grande horta repleta de legumes e verduras

 

Giovana e Kamily explicando todos os passos realizados para a montagem da composteira reativada pela turma (Créd. PMDI)

DOIS IRMÃOS

Com o objetivo de aprender a cultivar a terra, os estudantes do 3º ano 01 da Escola Municipal de Ensino Fundamental Felippe Alfredo Wendling, no Bairro Bela Vista, transformaram uma floreira em uma grande horta repleta de legumes e verduras.

Orientados pela professora Perla Goulart, a partir da leitura do livro “Tudo vem da Terra”, de uma visita até a praça CEU e de uma conversa com uma vizinha da escola, abordada pelos estudantes quando colhia batatas-doces, surgiu o tema do projeto de pesquisa, apresentado pela turma na 3ª FIC – Feira de Iniciação Científica da escola.

Estudantes dedicam pelo menos um dia da semana para cuidar da horta

Muito além do projeto, desde abril deste ano, aproveitando o novo espaço que surgiu no pátio da escola, depois da obra de construção de um novo sistema de esgotamento sanitário, os estudantes dedicam pelo menos um dia da semana para cuidar da horta, realizando todas as etapas do cultivo de legumes e verduras. Entusiasmada com o resultado do projeto, a professora conta que o projeto melhorou muito a autoestima dos participantes. “Estudantes que pouco se expressavam em sala de aula, a partir do projeto na horta, adquiriram confiança, desenvolveram autonomia e autoestima”, comemora Perla.

A diretora da Felippe, Cassiane Lerner de Souza, contou que inclusive durante o recreio muitos alunos do projeto pedem acesso ao local da horta para cuidar das plantas. “É maravilhoso ver o envolvimento das crianças, perceber o entrosamento e o relacionamento oportunizado pelo projeto”, revela Cassiane, que também destacou o contato com a terra e com a natureza que o projeto promove.

 Bandeja repleta de alfaces colhidos pelos estudantes na horta do projeto.

“Com ou sem tempero”, na fila da merenda, a professora auxiliava os estudantes na hora do lanche, na manhã desta terça-feira (03/09), diante da bandeja repleta de alfaces colhidos pelos estudantes na horta do projeto. Além das alfaces, as cenouras foram apresentadas como troféus pelos estudantes na horta e no refeitório, diante do painel com o lema, “a nossa saúde começa com o que colocamos na boca”, perfeito para resumir a relevância do projeto “O Cultivo da Terra”.

As colegas de apensas 8 anos, Giovana Machado Reis e Kamily Bardin Terra, aproveitaram para explicar todos os passos realizados para a montagem da composteira reativada pela turma. Elas também fizeram questão de falar da importância do projeto.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.