Região
Pinhal Alto promove a 1ª Caminhada do Rosário

ATIVIDADE NO DIA 19 DE OUTUBRO PERCORRERÁ 5 MONUMENTOS RELIGIOSOS E HISTÓRICOS
Nova Petrópolis – Outubro é o Mês do Rosário e este será o tema de uma caminhada especial na comunidade de Pinhal Alto, no interior de Nova Petrópolis. Todos são bem-vindos na 1ª Caminhada do Rosário, que ocorre no dia 19 de outubro, com início às 8h30 na Igreja Imaculado Coração de Maria.
A largada contará com uma reflexão e bênção na Igreja Imaculado Coração de Maria. Na caminhada, com percurso total de 6 km (nível fácil), serão contemplados cinco monumentos religiosos que ajudam a contar a história do Pinhal Alto: Capela Imaculado Coração de Maria; Santuário dos Três Mártires Riograndenses; Cruz da Primeira Missa; Gruta de Nossa Senhora de Lourdes; e Cruz do Marco Zero.
A caminhada contará com acompanhamento de guias, carro de apoio e um ponto de distribuição de água. O percurso passará por estradas públicas e um trecho de trilha em mata.
Após a caminhada, os participantes serão recepcionados na sede do Esporte Clube Pinhalense para o Almoço de Confraternização (cardápio: galeto, salsichão, massa, molho, pão e saladas – bebidas não inclusas).
A inscrição deve ser realizada por formulário, disponível através do QR code presente nesta notícia, ao custo de R$ 60,00. Além do almoço, a inscrição dá direito a um guia personalizado do trajeto e um mini rosário. Mais informações podem ser obtidas pelo WhatsApp (51) 99888-1830 e também no Instagram @caminhosgermanicos.
Confira os monumentos contemplados
Capela Imaculado Coração de Maria – Antigamente pertencia à Paróquia de Dois Irmãos, município de São Leopoldo. A atual capela foi inaugurada em 15 de agosto de 1930.
Santuário dos Três Mártires Riograndenses – Contruído pela família de Jacob Bertholdo Hansen na década de 1950, em gratidão por um incêndio não ter consumido sua serraria.
A Cruz da Primeira Missa – Cruz construída onde ficava a choupana de Peter Joseph Wickert. Lá ocorreu a primeira missa do lugarejo, em 1863, devido ao falecimento de Anna Müller.
Gruta Nossa Senhora de Lourdes – Feita pela Congregação Mariana de Moços em 1952. É uma réplica da Gruta de Nossa Senhora de Lourdes, da cidade de Lourdes, França.
O Marco Zero – Os primeiros imigrantes, colonizadores do Tannenwald, teriam combinado que colocariam uma cruz no lugar onde se fixariam.