Região

Piso tátil direcional para cegos leva a obstáculos com lixeiras em Ivoti

19/11/2024 - 15h42min

Atualizada em 19/11/2024 - 16h28min

Lixeiras foram instaladas sobre trilhos direcionais para cegos na Av. Presidente Lucena (FOTO: Geison Concencia)

Por Geison Concencia

Ivoti – As calçadas ao longo da Av. Presidente Lucena contam com trechos de piso tátil direcional para cegos e baixa visão, uma espécie de trilho que promove acessibilidade e orientação para quem precisa desse recurso para poder se locomover. Ele é formado por feixes salientes retangulares em paralelo que, como sugere o próprio nome, indica a direção a ser seguida.

Muitas pessoas passam por elas todos os dias, sem notar que existem, menos ainda, seus erros. Em um trecho que fica localizada ao passeio público do Centro, um desses trilhos faz tudo aquilo que não deveria fazer: desorientar aqueles que precisam. Duas lixeiras foram instaladas sobre o trilho.

A Prefeitura de Ivoti informou que obra é muito antiga, e não tinha conhecimento da condição do trilho. Também salientou que o departamento responsável fará a mudança e adaptação para atender os usuários.

Não é permitido instalar lixeiras ou qualquer outro obstáculo sobre pisos táteis direcionados, conforme normas de acessibilidade. Esses pisos são fundamentais para a locomoção segura de pessoas com deficiência visual, descer o caminho a seguir de forma contínua e livre de barreiras.

O piso tátil direcional serve como um guia para orientar o deslocamento, e qualquer objeto sobre ele pode causar acidentes ou dificultar a mobilidade. Essa regra está em conformidade com a NBR 9050 (Norma Brasileira de Acessibilidade a Edificações, Mobiliários, Espaços e Equipamentos Urbanos), que prevê a necessidade de manter os pisos táteis livres de intermediários.

Se houver uma lixeira ou outro obstáculo sobre o piso tátil, é essencial que ela seja relocada para um local adequado. Você pode entrar em contato com a prefeitura ou administração responsável para solicitar uma correção.

 

Copyright© 2020 - Grupo o Diário