Região

Polícia Civil aborda violência doméstica durante palestra em Dois Irmãos

26/11/2024 - 16h47min

Delegaco Felipe Borba falou na Câmara de Vereadores.

Por Cleiton Zimer

Na noite de segunda-feira (25), o delegado Felipe Borba, titular da Delegacia de Dois Irmãos, realizou uma palestra na tribuna da Câmara de Vereadores em alusão aos 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher. A apresentação focou no impacto psicológico da violência doméstica e familiar sobre as vítimas, destacando a necessidade de melhorias no atendimento à saúde mental.

Impacto psicológico e ciclo de violência

O delegado enfatizou os transtornos psíquicos enfrentados por mulheres vítimas de violência doméstica, citando estudos que apontam que cerca de 40% dessas mulheres podem desenvolver problemas psicológicos permanentes. Segundo Borba, a fragilização emocional e a redução da autoestima frequentemente perpetuam o ciclo de violência, mesmo quando as vítimas buscam medidas protetivas.

Alguns estudos apontam que cerca de 40% das mulheres vítimas acabam desenvolvendo transtornos psíquicos permanentes. A fragilização e a redução da autoestima potencializam o ciclo de violência”, afirmou.

Parceria com a Universidade Feevale

Durante a palestra, o delegado anunciou a implementação de um projeto em parceria com a Universidade Feevale para oferecer atendimento psicológico na própria delegacia.

O objetivo é fornecer apoio inicial às vítimas que procuram a unidade policial. Borba destacou a importância da iniciativa: “Se tudo der certo, no início do próximo ano já contaremos com esta qualificação, que se revela bastante promissora e útil, na medida em que muitas mulheres jamais procuram outros órgãos que tenham condições de auxiliar na melhoria de sua condição psíquica e nitidamente demonstram necessidade do respectivo apoio profissional”.

Próximas ações e divulgação

O conteúdo completo da palestra está disponível no canal oficial da Câmara de Vereadores de Dois Irmãos no YouTube.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário