Região
Polícia Civil de Estância Velha aguarda perícia para esclarecer morte de recém-nascido
Por Geison Concencia
A morte de um bebê está envolto em mistérios que serão investigados pela Polícia Civil de Estância Velha. Na manhã de sábado (23), uma mulher chegou no Hospital Getúlio Vargas com o corpo de um recém-nascido, já sem vida. Pouco depois, a mãe dessa criança também compareceu no local, alegando desconhecer a gravidez, tendo dado à luz em sua casa.
Sem entender o que de fato havia ocorrido, o Hospital acionou a Brigada Militar para dar início as diligências legais. A BM, após ser notificada pela sala de operações, foi até o Hospital.
Para os policiais, a mãe informou que o bebê nasceu vivo, permaneceu em casa por aproximadamente uma hora e, posteriormente, veio a óbito. Além disso, a avó da criança auxiliou no transporte até o hospital.
O recém-nascido, um menino com cerca de 50 cm e 2,798 kg, teve a remoção solicitada pela delegada plantonista, Michele Arigony, para o Instituto Médico Legal (IML), onde será realizada a perícia para verificar a causa da morte.
O caso foi registrado como ocorrência policial, tipificado como infanticídio – assassinato do próprio filho pela mãe, durante o parto ou logo após, sob a influência do estado puerperal. A mãe está hospitalizada no Hospital Centenário, em São Leopoldo. Por se tratar de um caso delicado, a identidade dos envolvidos e endereços não serão divulgados.
As investigações ficarão a cargo da Polícia Civil de Estância Velha, que vai apurar as circunstâncias da morte do bebê. Autoridades aguardam laudo pericial.
Prefeito Diego Francisco diz que vai acompanhar o caso
Na noite de sábado, o prefeito reeleito, Diego Francisco, publicou um vídeo em suas redes sociais em frente ao Hospital Getúlio Vargas e disse que está atento aos fatos e prestando todos os esclarecimentos à Polícia Civil.
“Assim que fui informado do ocorrido, dirigi-me ao hospital para acompanhar os desdobramentos e esclarecer os fatos. Ressaltamos que a Prefeitura está à disposição das autoridades e prestando todo o suporte necessário para que esse caso seja investigado e esclarecido o mais rápido possível. Como prefeito e, acima de tudo, como pai, essa notícia me abala profundamente. Crianças são nosso bem mais precioso, e perder uma vida tão jovem é uma dor que ressoa em toda a comunidade. Este é, sem dúvida, um dia muito triste para todos nós em Estância Velha”.