Região

Polícia prende estelionatários que aplicaram o Golpe dos Nudes em Estância Velha

12/12/2024 - 16h12min

Na manhã desta quinta-feira, agentes da Polícia Civil prenderam 8 indivíduos.

Por Tauana Karoline Thomas

Estância Velha – Nesta manhã de quinta-feira (12), a Polícia Civil realizou uma operação contra a quadrilha responsável pelo Golpe dos Nudes, em Porto Alegre. No bairro Intercap, foram presas 3 pessoas, inclusive o provável líder por trás da ação que, a partir de perfis falsos com fotos de adolescentes nas redes sociais, trocava conteúdos íntimos com as vítimas, na intenção de extorqui-las para que o crime não fosse denunciado. Entre às vítimas, moradores de Estância Velha.

Os alvos eram, em sua maioria, homens adultos casados, e para dar credibilidade ao golpe, os integrantes se passavam por familiares da suposta adolescente e pela própria Polícia, forjando documentos judiciais que garantiam que, após o pagamento, as vítimas não seriam presas.

A investigação, que durou 9 meses, identificou as ações ocorrendo em 14 cidades do Rio Grande do Sul: Cachoeirinha, Campo Bom, Canoas, Capão da Canoa, Estância Velha, Glorinha, Gravataí, Montenegro, Novo Hamburgo, Porto Alegre, São Jerônimo, São Leopoldo, Sapiranga e Sapucaia do Sul. O delegado Eduardo Amaral, responsável pela investigação, informou que as 35 pessoas parte do esquema foram identificadas. Cerca de 12 pessoas, parte do golpe, buscavam vítimas e realizavam a extorsão, enquanto o restante dos integrantes disponibilizavam suas contas bancárias para o pagamento das vítimas.

Foram presos, ao total, 8 suspeitos no Estado, por volta das 8h, e cumprido um grande número de medidas judiciais, como busca e apreensão e mandados de prisão preventiva. A quadrilha conseguiu, com a extorsão das vítimas, cerca de R$2,4 milhões.

Como acontece o golpe
A vítima, normalmente homem, começa uma conversa, em redes sociais, com quem acredita que seja uma mulher jovem e bonita, em razão da foto inserida no perfil falso. A seguir, ambos trocam informações e, inclusive, fotos íntimas. Após, a suposta jovem alega ter menos de 14 anos. Na sequência, alguém se passando por policial ou pelo pai da jovem faz contato com a vítima e passa a extorquir dinheiro dela, sob a ameaça, caso não haja o pagamento do valor imposto, de prisão ou de revelação da conversa à família da pessoa enganada.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário