Região

Polícia prende suspeitos por prática de extorsão contra comerciantes de Estância Velha

18/12/2024 - 20h44min

Atualizada em 18/12/2024 - 20h54min

Estância Velha – Na tarde desta quarta-feira (18), equipes da DRACO realizaram cumprimentos de prisões preventivas expedidos pelo Juízo da 1ª Vara Judicial da Comarca de Estância Velha, contra investigados que praticaram extorsões reiteradas contra comerciantes e empresários de Estância Velha e Novo Hamburgo, em fevereiro de 2024.

Após atendimento de vítimas de extorsão, empresários do ramo de compra e venda de veículos, iniciaram-se os trabalhos de investigação, que resultaram nas duas prisões preventivas desta tarde.

Um indivíduo de 37 anos, antecedentes por porte ilegal de armas de calibre restrito, roubo e receptação, foi preso em casa, no Bairro Canudos, em Novo Hamburgo. Ele era o responsável por fazer contatos por meio de aplicativo Whatsapp e por vezes pessoalmente, exigindo R$ 1.000 a R$1.500 a título de “segurança”, “arrego”, “ajuda”, sob pena de violência e danos patrimoniais às vítimas recalcitrantes.

O outro investigado é líder de organização criminosa, que já está preso junto à PEPOA – Penitenciaria Estadual de Porto Alegre -, em virtude de prisão preventiva referente à primeira fase da Operação Timeo, inquérito referente a extorsões, lavagem de dinheiro e organização criminosa, no ano de 2022. Este indivíduo era o chefe que organizava indivíduos que estão em liberdade para fazerem cobranças das extorsões e recebia os valores em contas pessoais ou de terceiros.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário