Região

Policial Ivotiense salva bebê de 27 dias

22/11/2024 - 17h01min

Foto: Divulgação

Ivoti – Na noite da quinta-feira, dia 21, o policial militar Mateus Netto estava de serviço na permanência da 3ª companhia da Brigada Militar de Novo Hamburgo, em Canudos. Ao ouvir os gritos de um homem, o soldado correu até uma residência próxima para socorrer o casal composto por Kelly e Daniel, pais do recém nascido Davi, de apenas 27 dias.

O bebê, que não respirava já havia perdido a consciência e não respondia aos estímulos dos pais. Em meio ao nervosismo, o pai da criança pediu ajuda ao soldado que atendeu a família de prontidão. Para desobstruir as vias respiratórias da criança, o policial utilizou a Manobra de Heimlich. Graças ao raciocínio rápido do profissional, o recém nascido voltou a apresentar sinais vitais e respirar. Enquanto realizava o atendimento, o soldado também solicitou o atendimento médico via rádio com ajuda da equipe do batalhão.

A ambulância chegou minutos depois no local, e Mateus permaneceu junto família prestando apoio e a acolhendo. Davi chegou ao hospital em pouco tempo graças ao trabalho dos profissionais e passa bem. Após o susto, na sexta-feira, a família se dirigiu até o Batalhão para agradecer o socorro prestado e entregar um presente ao policial.

Quem é Mateus?

Nascido e criado no bairro Bom Jardim em Ivoti, Mateus Netto Razera já atuou por quatro anos junto ao Corpo de Bombeiros Voluntários de Ivoti e desde cedo se interessou pela área de salvamentos. Em entrevista, comentou sobe a importância do treinamento e incentivo enquanto bombeiro, que o auxiliou ainda mais no atendimento do bebê:

“Desde a época dos bombeiros o pessoal se preocupava bastante com nossos treinamentos, graças a dedicação deles o resultado veio depois.”

Outra parte importante para o soldado foi o apoio prestado por toda a guarnição. “Eu fico muito feliz de ter dado tudo certo, com certeza o principal agradecimento que podemos ter é a gratidão da família, esse salvamento não foi só meu, foram todos os envolvimentos, desde a viatura que veio muito rápido e encaminhou os pais, a sala de operações que fez o despacho desta viatura, e a família, que confiou em nós e, graças a Deus, tivemos o resultado positivo. O carinho que estamos recebendo deles é sem palavras, isso vale mais que qualquer presente e qualquer dinheiro ” – comentou o policial.

Isso vale mais que qualquer presente e qualquer dinheiro.

Ainda na entrevista, Mateus comentou também sobre a sua família, que também permanece em Ivoti, e tem muito orgulho do trabalho e desempenho do filho.

O que é a manobra de Heimlich?

Também conhecida como compressões abdominais, a manobra de Heimlich é um procedimento de primeiros socorros usado ​​para tratar obstruções das vias aéreas superiores, ou sufocamento, por objetos estranhos. A manobra é realizada com a pessoa que socorre posicionando sua mão fechada sobre a região do abdome da vítima. Com a outra mão, comprime-se a primeira mão executando movimentos para dentro e para cima, em formato da letra “J”.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário