Região

Ponte baixa liberada: moradores de Joaneta, em Picada Café, voltam a ter passagem sobre o Rio Cadeia

09/07/2024 - 09h35min

Picada Café – Alívio. Assim estão moradores de Joaneta que precisam atravessar o Rio Cadeia para chegar até a localidade. Desde sexta-feira, 5, a passagem de veículos, pedestres, tratores e caminhões é possível se fazer pela ponte baixa. Essa interliga as ruas Vicente Prieto com a João Sander Sobrinho, passagem essa que desde novembro de 2023 não era possível devida a queda da ponte principal ao lado da Estofados Rincão, passagem essa que está em fase de captação de recursos para a construção de uma ponte nova.

NECESSIDADE

A ponte foi liberada cinco dias após a previsão inicial que era início de julho. Isso, explica o secretário de Planejamento, Coordenação e Trânsito, Daniel da Rosa, foi devido a subida do rio que impediu a colocação das cabeceiras. Rosa afirma que a ponte foi projetada para suportar 30 toneladas. “Ela suporta caminhões e tratores, isso ajudará a escoar a produção agrícola da comunidade. Porém, está proibida a passagem de bitrem”, afirmou. O secretário afirma ainda que algumas melhorias e a sinalização no local será feito ainda essa semana. “Vamos colocar placas a indicação de peso permitido. Também vamos finalizar esta semana com a colocação das taxas de sinalização (olho de gato), que vai servir de parâmetro para a travessia. Quando estiverem visíveis será possível utilizar a ponte. Se cobertos, melhor não utilizar, pois a água estará cobrindo bem a ponte e não será seguro utilizar”, orientou.

RETORNOS

Desde a queda da ponte na Joaneta a passagem dos moradores da Rua João Sander Sobrinho estava comprometida. Muitos atravessam a ponte antiga a pé, apesar dos apelos para que isso não ocorra. Em março o Poder Público entregou a ponte do Jammerthal. Com isso eles contavam com duas possibilidades. Fazer o retorno pelo Jammerthal ou pela Rua Integração, que liga Joaneta ao Centro. Em relação à ponte localizada próximo à Móveis Rincão, a Administração Municipal afirma que o projeto foi cadastrado junto à Defesa Civil Federal e que o governo aguarda a liberação de recursos para viabilizar a obra, orçada em mais de R$ 3,8 milhões.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário