Região
Prefeito de Estância Velha, Diego Francisco, volta à presidência da Amvag em 2026
O prefeito de Estância Velha, Diego Francisco, foi eleito por aclamação para presidir a Associação dos Municípios do Vale Germânico (Amvag) na gestão de 2026. Ele também assumirá o comando do Consórcio Público CP Sinos, vinculado à entidade regional. A escolha ocorreu hoje (5), em reunião de encerramento de gestão e prestação de contas realizada em Lindolfo Collor.
Diego retorna ao comando da Amvag após já ter presidido a associação em 2023. Ele sucede o prefeito Gaspar Behne, anfitrião da assembleia realizada no município de Lindolfo Collor, que contou com a participação de representantes de 12 dos 14 municípios associados.
Durante a reunião, Gaspar fez um balanço das principais ações da Amvag em 2025, com destaque para avanços nas áreas de saúde e mobilidade urbana. Entre os pontos mencionados estiveram:
- A atuação para reduzir a demanda reprimida em atendimentos de alta complexidade, que inclusive levou a secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, a participar de uma reunião da entidade.
- As tratativas sobre os controladores de velocidade da ERS-239, em visitas à EGR, atendendo a um pedido recorrente dos municípios.
- As reivindicações junto ao Dnit para melhorias e duplicações na BR-116, agenda que a associação mantém há anos.
Já o presidente eleito, Diego Francisco, reforçou o papel estratégico da Amvag no desenvolvimento regional e destacou a evolução da entidade nos últimos anos. Ele afirmou que pretende qualificar equipes de forma regionalizada e dar continuidade a pautas já defendidas pela associação, especialmente as relacionadas ao turismo.
Entre os presentes estavam os prefeitos Valdir Ludwig (Ivoti), Luiz Spaniol (Presidente Lucena), Jerri Meneghetti (Dois Irmãos), Carina Nath (Sapiranga), Oséias Garcia (Araricá), Neri Chicatto (Nova Hartz), Airton Bonh (Morro Reuter), além de Mauricio Heck, prefeito em exercício de São José do Hortêncio, e dos vice-prefeitos de Campo Bom e Santa Maria do Herval.