Conecte-se conosco

Região

Prefeito visita obra da nova ponte sobre o arroio Feitoria em Dois Irmãos

15/03/2024 - 14h00min

Dois Irmãos

Desde o ato de anúncio do início da construção da nova ponte sobre o Arroio Feitoria, realizado no último dia 28 de fevereiro, as obras no local seguem em ritmo intenso. Na terça-feira (12), o prefeito Jerri Meneghetti dedicou um espaço na agenda para visitar a obra.

No local já foi feita a limpeza da vegetação, instalado o canteiro de obras, realizadas as primeiras intervenções nas margens do Arroio Feitoria e já começou a construção das fundações para instalação dos pilares da ponte.
Várias empresas prestam serviços para a construtora J.Bastian Engenharia, responsável pela obra e trabalham na nova ponte. Desde empresas locais até de outros estados, como a FUNENGE Fundações e Engenharia, que tem sede em Curitiba, no Paraná, e está construindo as fundações.

“Pontes exigem projetos complexos”

Acompanhado do chefe de Gabinete, João Luiz Weber, o prefeito não escondia a felicidade e o otimismo em ver a obra e a Ponte de Pedra, sob novos ângulos e perspectivas. “Acredito que vencemos a pior parte, que foi viabilizar técnica e financeiramente a obra, além de todo o processo de contratação, e agora vamos acompanhar a execução dos trabalhos, na certeza de que é uma grande obra para a população e para o Município de Dois Irmãos”, disse o prefeito.

Tecnicamente, no universo da construção civil, as pontes são uma das chamadas Obras de Arte Especiais (OAEs), pois são obras grandes que afetam uma boa parcela de um território. Além disso, as pontes exigem projetos complexos, levando em consideração fatores como carga, resistência, estabilidade e estética, e podem ser ícones arquitetônicos que embelezam paisagens.

No caso da nova ponte sobre o Arroio Feitoria, Dois Irmãos levou a risco a expressão obra de arte e vai conseguir unificar duas obras de arte, uma datada de 1855, a Ponte de Pedra com a nova estrutura, formando um conjunto que tem tudo para ser um novo cartão postal para a cidade, além de resolver o problema histórico de trânsito, causado pela pista única e estreita da atual ponte, que até hoje serve de trânsito para veículos e pedestres, mas gera congestionamento em diversos momentos do dia.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.