Conecte-se conosco

Região

Prefeitos da região reivindicam melhorias na BR-116

23/09/2025 - 16h30min

Atualizada em 23/09/2025 - 17h11min

Prefeitos da região, além de secretários e empresários, na reunião com o líder da bancada gaúcha no Congresso Nacional, em Santa Cruz (FOTO: Divulgação)

Os prefeitos da região se reuniram na segunda-feira (22) com o líder da bancada gaúcha no Congresso, deputado federal Marcelo Moraes (PL). O objetivo da visita foi reivindicar melhorias na malha viária, especialmente na BR-116. Participaram do encontro os prefeitos Jerri Meneghetti (Dois Irmãos), Luiz Spaniol (Presidente Lucena), Airton Bohn (Morro Reuter), Valdir Ludwig (Ivoti) e Daniel Rückert (Picada Café), além de secretários e empresários. A ex-prefeita de Morro Reuter e atual secretária de Governança, Planejamento, Gestão e Parcerias do município, Carla Chamorro, também integrou a comitiva, que representou ainda outras cidades que não puderam estar presentes.

Entre as principais demandas, os prefeitos solicitaram a construção de trevos de acesso, duplicação da via e implantação de viadutos, com o intuito de melhorar as condições de circulação entre os municípios que compõem a Associação dos Municípios do Vale Germânico (AMVAG).

O grupo busca melhorias principalmente nos trechos que passam por Ivoti, Dois Irmãos, Picada Café, Morro Reuter e Santa Maria do Herval, por meio de recursos destinados pela bancada. Outros municípios, como Presidente Lucena, também reivindicam investimentos na BR-116, já que parte do escoamento da produção local depende diretamente da rodovia.

Segundo o presidente da AMVAG, prefeito de Lindolfo Collor, Gaspar Behne, o próximo passo é agendar uma reunião com o ministro dos Transportes, Renan Filho, em Brasília. “Esse é o próximo passo para conseguirmos recursos junto à União”, afirmou.

“Municípios e empresas serão beneficiados por essas obras, assim como toda a população. Em muitos trechos há congestionamentos frequentes na BR-116. Além disso, com as melhorias, o turismo também será favorecido. A economia terá maior diversificação, com mais facilidade para o escoamento da produção”, destacou Behne.

Obras visam aumentar a segurança

Picada Café foi representada pelo prefeito Daniel Rückert, que apresentou duas demandas específicas para o município: a criação de interseções de acesso à Escola Estadual de Ensino Médio Décio Martins Costa e ao Parque Histórico Municipal Jorge Kuhn.

Segundo Rückert, os dois pontos apresentam riscos significativos devido à localização em curvas e ao intenso fluxo de veículos que circulam diariamente. “São locais que necessitam de atenção. O movimento de entrada e saída coloca em risco a segurança de motoristas, estudantes e visitantes”, alertou o prefeito.

O pleito reforça a preocupação de Picada Café em garantir maior segurança viária e fluidez no trânsito, especialmente em locais estratégicos para a comunidade: a escola, que atende centenas de estudantes, e o parque, um dos principais cartões-postais e espaços de eventos do município.

 

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.