Conecte-se conosco

Região

Prefeitura de Estância Velha se manifesta sobre caso do médico Almi Magalhães

11/03/2024 - 11h25min

Almi Magalhães (centro) recebeu o carinho da comunidade do Lago Azul no domingo

Estância Velha – Após a comoção da comunidade do bairro Lago Azul em apoio ao médico Almi Magalhães, a Prefeitura de Estância Velha emitiu uma nota oficial esclarecendo os recentes acontecimentos envolvendo o profissional de saúde. A nota, assinada pelo Secretário de Saúde Christian Silva, visa fornecer esclarecimentos sobre o episódio que gerou polêmica nos últimos dias.

Segundo a nota, a Prefeitura recebeu uma notificação do Ministério Público no final de 2023, a respeito de uma denúncia anônima contra o médico Almi Magalhães. Diante da natureza genérica e anônima da denúncia, foi aberto um expediente interno para averiguar a situação, considerando que esta foi a primeira vez que o profissional esteve envolvido em uma denúncia.

O comunicado destaca que Almi Magalhães está atualmente afastado por atestado médico, priorizando sua própria saúde. Não houve afastamento por parte da Prefeitura, e assim que o médico retornar do atestado, retomará suas atividades normais na Unidade de Saúde do bairro Lago Azul. O expediente de averiguação está em andamento e deve ser finalizado em breve.

Na nota, a Prefeitura reitera a total confiança em todos os profissionais da unidade de saúde do Lago Azul e garante o direito ao contraditório e à ampla defesa. Destaca ainda que o ato de apoio realizado pela comunidade foi uma iniciativa espontânea em resposta à denúncia anônima protocolada junto ao Ministério Público.

NOTA OFICIAL

“A Prefeitura de Estância Velha, por meio da Secretaria da Saúde, vem manifestar-se sobre o episódio envolvendo o Sr. Almi Magalhães, médico vinculado ao Programa Mais Médicos do Brasil do Governo Federal, que vem atuando há aproximadamente 2 anos e 6 meses na Unidade de Saúde do bairro Lago Azul.

No final do ano de 2023, a Prefeitura recebeu uma notificação do Ministério Público, sobre uma denúncia anônima contra o profissional. Como a denúncia foi genérica, não muito objetiva e específica – além de ter sido feita de forma anônima – considerou-se prudente abrir um expediente interno para averiguar a situação. Essa foi a primeira vez que uma denúncia envolveu o profissional, com conduta irrepreensível até o momento.

O Dr. Almi Magalhães está atualmente afastado por atestado médico, cuidando de sua própria saúde. Não houve afastamento por parte da Prefeitura e nem se cogita a transferência dele para outra unidade de saúde. Assim que retornar do atestado, o médico retomará suas atividades normais. O expediente de averiguação instaurado está em andamento e deve ser finalizado em breve.

A Prefeitura reitera total confiança em todos os profissionais do Posto de Saúde do Lago Azul, bem como garante direito total ao contraditório e à ampla defesa. O ato realizado no último final de semana foi uma iniciativa da comunidade local em apoio ao profissional, contra a denúncia anônima protocolada junto ao MP.

Christian Silva – Secretário de Saúde”

ENTENDA O CASO

No último domingo, a comunidade do Lago Azul realizou uma manifestação na praça do bairro em apoio ao médico da UBS local, Almi Magalhães. O profissional, que atua na unidade desde 2021, foi afastado temporariamente por motivos de saúde, após enfrentar acusações de maus-tratos contra pessoa idosa. Em meio à manifestação, Magalhães expressou seu agradecimento pelo apoio recebido e destacou a importância da solidariedade da comunidade no momento difícil.

“Os meus advogado são eles. Se fosse um médico que maltrata as crianças e os idosos, não teria tantas pessoas. A resposta o povo está dando. São denúncias esdrúxulas”, comentou Magalhães durante o movimento encabeçado pelos moradores.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.