Conecte-se conosco

Região

Prefeitura de Ivoti desenvolve projeto “Cozinha Colaborativa” para moradores

03/02/2024 - 17h16min

Atualizada em 03/02/2024 - 17h21min

Cozinha Colaborativa na Sociedade Concórdia (FOTO: Geison M. Concencia)

Inédito

Por Geison M. Concencia

A Prefeitura de Ivoti lançou um projeto de cozinha colaborativa para os moradores. A estrutura, que conta com amplo espaço, tem fogões industriais, geladeiras, fornos, freezers e exaustores. Equipamentos foram instalados na Sociedade Concórdia e beneficiarão os interessados em desenvolver suas receitas ou proporcionar cursos e workshops.

A Cozinha terá o propósito de fortalecer a gastronomia local, através de um ambiente equipado, e que possa proporcionar o desenvolvimento de produtos, marcas e patentes. Além da criação, a estrutura pode servir como local para palestras e cursos de culinária.

Os interessados no projeto, tem até 16 de fevereiro para fazer sua inscrição. Edital estará aberto para empresas e pessoas físicas com registro de autônomo. O cadastro ocorre por meio de requerimento e envio dos documentos necessários pelo site www.ivoti.rs.gov.br.

Os selecionados poderão utilizar o local por 18 meses, renovado por igual período, caso não haja interessados. Para utilizar a cozinha, o usuário deve pagar uma taxa mensal no valor R$ 386,12, para os custos com gás, energia e água.

Os participantes do projeto precisam levar seus utensílios, bem como os ingredientes necessários para produção de receitas.

A ideia surgiu de uma demanda da própria comunidade, que ansiava por um espaço como este. A Prefeitura buscou referências para poder aplicar a ideia, porém, projeto é único e visto como referência na região. O prefeito de Ivoti, Martin Kalkmann acredita nos resultados que a Cozinha Colaborativa pode proporcionar. “A intenção é que a comunidade tenha um espaço com os equipamentos necessários para desenvolverem seu pequeno negócio e até expandir o conhecimento com outros profissionais. A cozinha colaborativa era um desejo antigo da nossa administração e está sendo realizado”, explica o prefeito Martin Kalkmann.

Requisitos para inscrição:

I – Requerimento de inscrição dos interessados dirigido à Secretaria de Desenvolvimento

II – Cópia dos seguintes documentos:

a) Documento de Identidade;

b) Cadastro de Pessoa Física (CPF);

c) Cadastro de Pessoa Jurídica – CNPJ Ou Inscrição Municipal de Autônomo;

d) Comprovante de Conta de água de Ivoti como comprovante de residência ou do Município De Ivoti Estado Do Rio Grande Do Sul espaço de produção; (Caso não possua conta de água, declaração do responsável com firma reconhecida em cartório);

e) Contrato Social ou Certificado de Microempreendedor Individual (quando houver).

Após selecionados os interessados que utilizarão os espaços, os mesmos deverão apresentar os seguintes documentos complementares:

I – Certificado do curso de boas práticas em fabricação de alimentos ou comprovante de inscrição no curso (todos os fabricantes de alimentos) conforme RDC 216/2004 Anvisa – válido por 3 anos conforme Portaria 78/2009-SES (curso disponível nos sites da ANVISA e do SEBRAE);

II – Comprovante de destinação de óleo/resíduos utilizados na cozinha, ou declaração assinada pelo responsável legal, atestando que não há produção de resíduos;

III – Carteira de identidade profissional do responsável técnico (quando necessário).

 

 

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.