Região

Prêmio Ruben Kirschner: emoção marca homenagem as pessoas e entidades destaques 2023 de Picada Café

14/12/2023 - 06h57min

Picada Café – A emoção tomou conta do plenário da Câmara de Vereadores na terça-feira, 12. Emoção pelo reconhecimento do legislativo, o Prêmio Ruben Kirschner que premia pessoas e entidades destaques, um reconhecimento em diversas áreas.

MANCHESTER

O Clube de Futsal e Futsete Manchester esteve entre os agraciados. O clube completou 20 anos em 2023. Em 2003, a paixão pelo futebol levou três adolescentes, Bruno Werle, Michel Alles e Matheus Werle, a fundar o Manchester. Os jovens buscaram orientação de Luiz Alles, atualmente ainda técnico. Conquistaram nomes como Marcio Kronbauer, Altamir Breda, Jacob Alles, André Schmitt, Eduardo Werle e Guilherme Wittmann, fundamentais para o sucesso do projeto. O ápice ocorreu em 2009, no Aberto da Joaneta, um dos campeonatos mais competitivos da região na época. Desde então, o Manchester acumulou títulos, com 8 municipais de salão, 2 Abertos da Joaneta, 1 municipal de fut7 e 1 Copa Picada Café, totalizando 12 conquistas. Coube a Márcio Kronbauer falar em nome do time e agradecer. Primeiro a homenagem, justa, a cada um dos destaques. Quanto ao Manchester, afirmou que “o Manchester é mais que um time, é uma família. São pessoas e torcedores que vão muito além do esporte e que sempre estão dispostos a ajudar e apoiar entidades”.

CLUBE DE MÃES 25 DE JULHO

Fundado em 1989, sendo eleita presidente Helmi Arnold, vice Liria Schorr, além de Celita Blankenburg, Loti Utzig, Paula Heckler, Maria Cecilia Wolf e a diretora era Rejane Sonnberguer. Faz 34 anos que o Clube se reúne no segundo sábado de cada mês e sempre tiveram o espaço cedido pela Escola 25 de Julho. Nos encontros acontecem palestras, jogos, brincadeiras, orações e a partilha de lanche. Segundo as mães, não tem celular que substitua o encontro, abraços, conversas, risadas, passeios e a interação. Participam de eventos no Parque Jorge Kuhn e o lucro na venda de lanches é revertido para o Hospital Nova Petrópolis, APAE, Consepro, Bombeiros, e sempre doam uma quantia para os pacotinhos de natal que são distribuídos na escola. A presidente Brunilde Wickert afirmou que “estou há 18 anos na presidência do Clube de Mães 25 de Julho. Nosso trabalho é gratificante e a gente vê a alegria das mães em todos os encontros”, frisou.

EQUIPE PROST

A Equipe Prost foi fundada em 2022 para participar dos jogos germânicos de Presidente Lucena. Tudo começou com a família de Jonas Mets e aos poucos mais integrantes foram adicionados. Na edição inicial o grupo foi vencedor em quase todas as provas, sendo campeão. Em 2023, os jogos novamente foram em Presidente Lucena. A Equipe Prost decidiu participar, em comemoração ao bicentenário da Migração Alemã. A competição foi divulgada para municípios da Rota Romântica, totalizando 4 equipes: Picada Café, Presidente Lucena, Morro Reuter e Dois Irmãos. Foram realizadas tarefas como apresentação do casal com traje típico, Schafkopf, preparo da Schimia, pão, linguiça e chopp, dentre outros. A equipe finalizou na primeira colocação e representou Picada Café e sua cultura.

No individual: histórias inspiradoras e de superação

Três pessoas receberam o Prêmio Ruben Kirschner. Dentre elas Ivete Jagnow, 60 anos, que reside em Picada Café há 30 anos. Casada com Ari Jagnow, tem dois filhos, dois netos e é uma mulher batalhadora e com muita fé. Sempre tem palavra de carinho e consolo para as pessoas que passam por dificuldade. Em 2010, foi diagnosticada com câncer de mama e passou por tratamento e mesmo assim, continuava ajudando o próximo. Em 2023, o câncer voltou e precisou novamente fazer todo o tratamento. Precisou retirar as mamas e fazer a reconstrução das mesmas. Continua firme nos trabalhos voluntários e diz que é daí que vem a força, onde recebe apoio dos irmãos da Igreja Quadrangular, família, amigos e sempre tem Deus em sua caminhada.

CLARICE ROHR

A agricultora Clarice Rohr, 42 anos, casada com Roberto Rohr e tem duas filhas: Eduarda e Rafaela. Veio morar em Picada Café em 1998 onde trabalhou em fábricas. Quando a filha mais velha nasceu, decidiu trabalhar em casa junto com o marido, como agricultora. Em 2012 foi diagnosticada com trombose e reumatismo no sangue e precisou ficar hospitalizada. Decidiu mudar de vida e construiu o relógio do corpo humano e com a ajuda de seis mulheres plantou 20 mudas de chá. Com o tempo percebeu que os chás faziam bem para ela como para a família e decidiu passar esse bem adiante, comercializando chás. Fez o curso de Plantas Medicinais Aromáticas e Condimentares e surgiu a vontade de registrar os produtos e ter uma Agroindústria Familiar. Surgiu a Produtos Lilien. Atualmente são produzidos produtos saudáveis, sem glúten, sem lactose e 100% produção artesanal, que são comercializados em feiras, estaduais e regionais, através da Fetag, e fora do Estado, como Brasília e Rio de Janeiro.

VICTÓRIA RISSI

Victória Rissi, hoje com 12 anos, é apaixonada por cavalos. A paixão começou há muito tempo, pois monta desde os 2 anos, incentivada pela família. Aos 6 anos, participou da primeira prova oficial, em Pedro Osório, onde conquistou primeiro lugar e vaga para participar da final do Freio Jovem, a maior prova da modalidade e apresenta os mesmos moldes do Freio de Ouro, porém, em categoria para crianças e adolescentes. Victória participou de dezenas de provas no Estado e conquistou diversos títulos, levando o nome de Picada Café para o Brasil. A maior conquista veio esse passado, quando se sagrou campeã da 1ª Super Copa Jovem. A prova reuniu campeões dos últimos anos da prova do Freio Jovem e “Vicki”, como é conhecida, disputou entre meninas e meninos e sagrou-se a primeira campeã da prova. Os vereadores parabenizaram os destaques. Para a presidente Adriane Marconi Mielke, são pessoas e entidade que inspiram. “São exemplos para todos nós e nossos jovens. São inspirações”, declarou.

Sair da versão mobile