Região
Presença de ônibus do Hemocentro incentiva novos doadores de sangue em Dois Irmãos
Ação atraiu mais pessoas para a corrente do bem
Por Cleiton Zimer
Dois Irmãos | Doar sangue, ajudando mesmo sem saber a quem, é um dos maiores gestos de nobreza do ser humano. E na manhã de sábado (27) o município foi exemplo disso.
A presença do ônibus do Hemocentro coletou 80 doações na Praça do Imigrante e, ainda, mobilizou novos voluntários para fazer parte desta corrente do bem.
A ação foi articulada pela Secretaria de Saúde e Grupo de Doadores de Sangue local. Teve café da manhã, descontração e grande presença da comunidade – até mesmo de quem não doou –, mostrando o quão solidária é a região em prol da causa.
Salvando vidas
Vera Lúcia Ortiz, 52 anos, moradora de Dois Irmãos, participa do grupo da cidade há cerca de dois anos. “É muito importante ajudar a salvar vidas”, destacou, enquanto estava fazendo sua doação no ônibus.
Demanda é alta
A enfermeira do Hemocentro, Ana Dagord, explicou que atendem cerca de 40 hospitais do Rio Grande do Sul e, por isso, cada doação é de suma importância. “Quando a gente abre o Hemocentro precisamos ter doadores, teria que ter no mínimo 120 por dia e não temos isso se não se faz este trabalho de chamar grupos de voluntários.”
Ela parabenizou a região que sempre busca ajudar. “Uma doação salva até quatro vidas”, enfatiza.
40 novos doadores
Sérgio Kroetz, coordenador do grupo da cidade, disse que no mesmo dia em que foi feito o anúncio que o ônibus viria para a cidade 20 pessoas já tinham se inscrito. “É uma sensação fantástica.”
Como a unidade veio para o município o objetivo também era trazer pessoas novas. E, assim, cerca de 40 doadores – de Dois Irmãos e região – passaram a integrar o grupo e, agora, farão parte das doações mensais.
Sérgio incentiva as pessoas. Ele mesmo fez sua primeira doação há oito anos. Tinha interesse mas conta que faltava-lhe oportunidade. “Até que um vizinho me convidou, gostei, e hoje praticamente não fico mais sem doar. É uma sensação indescritível.”