Região
Presidente Lucena inaugura Memorial da Imigração Alemã com lançamento de livro sobre a história do município

Por Nadine Dilkin
Presidente Lucena – No próximo dia 9 de agosto, das 9h às 11h30, será inaugurado oficialmente o Memorial da Imigração Alemã Professor Belsino Maurer, em Presidente Lucena. Localizado no prédio da Biblioteca Municipal Roque Danilo Exner, no bairro Nova Vila, o espaço foi criado para preservar e valorizar a história, a cultura e as contribuições dos imigrantes alemães que ajudaram a construir a identidade do município.
O memorial leva o nome do professor Belsino Maurer, em homenagem à sua dedicação à educação, à memória e às tradições locais.
Conectando Memórias, Histórias e Sonhos
Durante a cerimônia de inauguração, também será lançado o livro “Presidente Lucena: Conectando Memórias, Histórias e Sonhos”, de autoria dos escritores e pesquisadores Felipe Kuhn Braun e Sandro Blume. A obra reúne relatos, imagens e registros históricos que contam a trajetória da cidade e das famílias pioneiras que ajudaram a moldá-la ao longo do tempo.
Felipe destaca que este é o quarto livro produzido em parceria com Sandro, e seguirão contando história da imigração e dos municípios da região. “Buscamos fotos, depoimentos, documentos e realizamos entrevistas. Depois de pouco mais de meio ano, todo esse material é compilado e transformado em livro”, explica.
Sandro relembra que Presidente Lucena teve uma ocupação tardia. Segundo ele, nos anos de 1870, tropeiros abriram um trilho (picada) na região. Anos depois, a estrada foi melhorada e, por volta de 1890, chegou o primeiro morador, que permaneceu por cerca de 10 anos, mas acabou deixando o local devido ao isolamento e à dificuldade dos filhos formar família.
Foi apenas no início do século XX que os primeiros moradores se estabeleceram definitivamente, em volta da estrada e dando início à formação da comunidade. “Muitas cidades nasceram a partir de rios e portos. Presidente Lucena nasceu em função da estrada Presidente Lucena”, explica Sandro.
Felipe e Sandro lançam livro