Região
Presidente Lucena terá setor de Desenvolvimento Social e do Trabalho desvinculado da Saúde
Através de uma nova pasta vai facilitar a chegada de recursos do Estado e da União para o Município
Por
Cândido Nascimento
Presidente Lucena – Será feito um desmembramento da atual Secretaria de Saúde e Desenvolvimento Social, que está sob o comando da secretária Joice Silvinha Froehlich. A parte do Desenvolvimento Social englobará o Trabalho, e será assumida pelo vice-prefeito e atual coordenador do Cras, Joel Metz. Segundo Joel, não haverá aumento da folha de pagamentos devido a essa mudança no status do setor.
“A pasta do Desenvolvimento Social se desmembrará da Secretaria da Saúde e passará a se denominar Secretaria de Assistência Social e Trabalho”, explica Joel Metz, que tem uma vasta experiência no setor. De acordo com ele, a demanda nesse setor social vem aumentando nos últimos anos e, por esse motivo, a Administração Municipal entendeu por efetivar essa desvinculação dos setores.
“VIRÃO MAIS RECURSOS”
O prefeito Luiz Spaniol (Lui) afirma que a maioria dos municípios da região já têm a pasta do Desenvolvimento Social desvinculada da Saúde e concorda que devem chegar mais recursos para o setor. Já existe uma orientação do Ministério Público para desvincular as duas pastas, e não vai onerar a folha, pois o vice-prefeito já está lá. Basta fazer o projeto para a Câmara votar, o que acontecerá lá por março ou abril”, destaca Lui.
Segundo Joel Metz, com a nova pasta será possível garantir a chegada de mais recursos para o Município, tanto da parte do Governo do Estado quanto do Governo Federal, de forma a atender todas as demandas que aumentaram nos últimos anos, e com a finalidade de efetuar a capacidade profissional da população.
A chegada de novos moradores que fixam sua residência em Presidente Lucena em busca de trabalho exige essas mudanças de maneira a ter mão de obra qualificada para as empresas que requisitam esses trabalhadores nos seus postos de trabalho, seja na granja, na empresa de calçados, malharias, fabricantes de doces e schmiers ou na empresa de água, entre outras.
DIMINUIU O BOLSA FAMÍLIA
Outra questão é que a nova secretaria proporcionará uma maior autonomia para o segmento da Assistência Social, que também atende as famílias mais carentes do Município. Um detalhe interessante é que diminuíram de 80 para 40 as famílias atendidas pelo Programa Bolsa Família, do Governo Federal, mas cujo controle passa pelo Município nesta questão de efetuar o CadÚnico, que é o que faz o filtro para o recebimento dos benefícios.
