Região
Prevenção de desastres naturais em debate na Missão à Holanda
Filho de holandês, deputado Marcel fala sobre o assunto
Estado- Coordenador da Comissão Externa da Câmara dos Deputados sobre Danos Causados pelas Enchentes no Rio Grande do Sul, o deputado Marcel van Hattem (Novo-RS) integra a comitiva gaúcha que está nos Países Baixos para tratar sobre prevenção e gestão de desastres naturais. Para Marcel, a troca de experiências é fundamental para que se encontre alternativas para minimizar ou até mesmo evitar grandes desastres como os de maio de 2024, quando o Estado foi fortemente impactado pelas enchentes. “Por ter 26% de sua área abaixo do nível do mar, a Holanda é reconhecida mundialmente como referência em infraestrutura e gestão hídrica e, com certeza, traremos bons exemplos para serem adotados no Estado”, afirma o deputado.
Na agenda da comitiva gaúcha estão reuniões técnicas na RVO (Netherlands Enterprise Agency), agência governamental dos Países Baixos; prefeitura de Rotterdam; empresas do setor e visita a dez cidades, onde será possível conhecer as técnicas adotadas para prevenção das cheias. A missão oficial, conta também com a presença do governador Eduardo Leite, do prefeito Sebastião Melo e de secretários estaduais e municipais, partiu de um convite do governo holandês, via Embaixada do Brasil, com organização do Escritório Holandês de Apoio aos Negócios (NBSO).
Filho de holandês e fluente no idioma local, Marcel tem ajudado também na comunicação da comitiva, além de conhecer bem a Holanda, pois morou no país e fez o mestrado em Ciências Políticas na Universidade de Leiden – a mais antiga universidade dos Países Baixos.