Região
Primeira edição do LEV em 2024 ocorre no bairro Lira, em Estância Velha
Estância Velha – Acontece a partir desta sexta-feira, dia 12, até segunda, dia 15, a primeira edição de 2024 do programa Local de Entrega Voluntária (LEV). O recomeço do programa ocorre no bairro Lira, e os contêineres serão posicionados na Rua do Parque, na altura da Rua Almirante Tamandaré.
O programa, criado em 2021, tem o objetivo de facilitar o descarte de resíduos que não são recolhidos pela coleta seletiva. A ação que conta com a participação da comunidade e tem como foco principal a preservação do meio ambiente, disponibiliza ecopontos itinerantes que percorrem todos os bairros do Município. O calendário de todo o ano já pode ser consultado no site da Prefeitura (www.estanciavelha.rs.gov.br).
Mais contêineres em 2024
Ao longo de 2024, serão 32 ações contemplando todos os bairros da cidade de Estância Velha. Conforme a secretária da SEMAPA, Viviane Diogo, em 2024 serão disponibilizados seis contêineres, um a mais que as edições passadas. Além disso, a Prefeitura trabalha na criação de um Ecoponto fixo. As regras de uso e o local serão divulgados em breve.
“Muitos são os pontos positivos do programa, como a diminuição do descarte nas ruas, em frente às residências, e a criação do hábito da população no descarte correto de entulhos. É importante destacar que a população precisa respeitar o calendário do ecoponto itinerante, e depois não usar a área para descarte sistemático, além de também, respeitar o volume que cabe em cada um dos contêineres”, destaca a secretária Viviane.
O que pode:
- Entulhos (concreto, tijolos, telhas)
- Madeira de construção
- Resíduos de jardinagem
- Móveis, sofás, vasos
O que NÃO pode:
- Resíduos domésticos
- Animais mortos
- Resíduos hospitalares
- Resíduos de saúde
- Resíduos industriais