Região
Proerd: 60 alunos dizem não às drogas e a violência em Santa Maria do Herval
![](https://odiario.net/wp-content/uploads/2024/12/smh-principal-proerd-cz.jpg)
Por Cleiton Zimer
Santa Maria do Herval | No dia 27 de novembro 60 alunos de cinco turmas de 5º ano das escolas de Santa Maria do Herval participaram da solenidade de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), promovido pela Brigada Militar (BM).
A cerimônia aconteceu na comunidade Evangélica de Boa Vista do Herval e marcou a conclusão das lições do programa, com a participação de estudantes das redes municipal e estadual, atingindo 100% das escolas.
O evento contou com a presença de diversas autoridades, incluindo o Tenente Coronel Pedro Alexander Beron da Cunha, comandante do 32° Batalhão de Polícia Militar, o vice-prefeito Gilnei Capeletti, o presidente da Câmara de Vereadores Félix Alexandro Alles, a secretária de Educação Margarete Capeletti Lechner, o comandante da 4ª Companhia do 32º BPM, Capitão Rafael Lincke, comandante do 2° Pelotão de Dois Irmãos, 1° Tenente Elton de Souza Dhein, e comandante local, 2º Sargento Marcos Tiago Schnur. O presidente do Consepro – que viabiliza o projeto e a formatura, Alexandro Eich, também participou da cerimônia.
Histórico do Proerd no Brasil
O Proerd foi implantado no Brasil em 1992 pela Polícia Militar do Rio de Janeiro, com a adesão de São Paulo no ano seguinte. Desde 1998, o programa foi expandido para outros estados e hoje é aplicado por todas as Polícias Militares do Brasil, com o apoio do DARE (Drug Abuse Resistance Education).
Em Santa Maria do Herval, o programa busca prevenir o uso de drogas e a violência entre crianças e adolescentes. As aulas, conduzidas pela policial Führ, foram realizadas em parceria com os professores, abordando temas como os perigos das drogas e a importância de escolhas responsáveis.
Juramento e premiação dos alunos
![](https://odiario.net/packages/uploads/2024/12/smh-yasmim-aluna-destaque-cz.jpg)
Yasmim Emanuelly Sidegum foi aluna destaque na redação
Durante a formatura, os alunos fizeram o juramento, comprometendo-se a resistir às drogas e à violência, além de promoverem uma sociedade mais justa e saudável.
A cerimônia também incluiu a premiação dos alunos que se destacaram na elaboração de redações sobre o programa. Os alunos vencedores receberam medalhas e prêmios, e cada turma teve a oportunidade de tirar fotos coletivas com seus colegas e professores.
O grande prêmio do aluno destaque foi para Yasmim Emanuelly Sidegum, que se destacou entre os alunos de todas as escolas participantes.
VEJA MAIS FOTOS: