Região

Professor da EMEF Arno Nienow de Dois Irmãos conquista destaque estadual e nacional com projetos inovadores

21/02/2026 - 10h20min

Dois Irmãos – O professor de Geografia e História, Moisés Bruno de Oliveira, que possui cinco especializações na área da Educação, desenvolve projetos com metodologias ativas pelo menos duas vezes ao ano com suas turmas. Atualmente, leciona para as séries finais do Ensino Fundamental na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Professor Arno Nienow, no Bairro Navegantes.
Na premiação nacional do Prêmio Professor Porvir, o professor está entre os 23 finalistas do Brasil com o projeto “Venezuela aqui e agora: história, cultura e integração”, voltado à integração e valorização da cultura venezuelana no ambiente escolar. Em março, ocorre a votação popular do Porvir, uma das etapas da premiação, que permanecerá aberta durante todo o mês.
A iniciativa se destacou pelo impacto pedagógico e social. O contato direto dos estudantes com colegas venezuelanos e suas histórias reais fortaleceu o respeito à diversidade e promoveu maior integração cultural, tornando o ambiente escolar mais inclusivo e acolhedor. O projeto também ampliou a valorização da cultura venezuelana e contribuiu para o desenvolvimento da cidadania global entre os alunos, que passaram a compreender o mundo de forma mais ampla e plural.
Para o professor Moisés, a escola deve ser um espaço permanente de diálogo, acolhimento e construção da cidadania. O trabalho deixou uma marca positiva na comunidade escolar e impulsionou reflexões importantes sobre inclusão, respeito e justiça social.
Além disso, o projeto também concorre ao Prêmio de Educação em Direitos Humanos Óscar Arnulfo Romero, cujo vencedor nacional será divulgado em abril. O projeto vencedor desta etapa seguirá para a premiação ibero-americana, em Barcelona.
Recentemente, o educador conquistou importantes reconhecimentos em premiações educacionais com outro projeto. No Prêmio Educador Transformador, de caráter estadual, o professor foi premiado com o projeto “Ritmo de Conscientização: Uma Reflexão sobre a Escravidão Contemporânea, o Combate ao Racismo e a Desigualdade Social na Comunidade Escolar”, desenvolvido em 2025, ficando entre os três finalistas da etapa.
Sair da versão mobile