Região
Progressistas da região se reúnem com Ernani Polo e defendem candidatura própria ao governo do Estado
Dois Irmãos – Lideranças do Progressistas da região participaram nesta segunda-feira (26), em Dois Irmãos, de um encontro político com o deputado estadual e pré-candidato ao governo do Estado, Ernani Polo. No evento, prefeitos, vereadores e dirigentes partidários defenderam a construção de uma candidatura própria do PP, reforçando o entendimento de que o Rio Grande do Sul precisa de um projeto que pense o Estado como um todo, integrando campo e cidade.
Durante o encontro, foi destacado o posicionamento de Ernani como uma liderança que conhece o Rio Grande e suas diferentes regiões, assim como os setores produtivos e realidades sociais. O prefeito de Dois Irmãos, Jerri Meneghetti, ressaltou o preparo de Polo para assumir o desafio. “O Ernani tem conhecimento, experiência e equilíbrio para assumir um compromisso como esse. Ele está preparado e coloca seu nome à disposição para liderar um projeto que tem o PP como protagonista. Ernani, nós estaremos contigo na decisão que tu tomar”, afirmou.
Já o empresário Diogo Leuck destacou a atuação de Ernani como secretário de Desenvolvimento. “Tive o privilégio de trabalhar com o Ernani e conheci um homem competente, dinâmico, honesto e extremamente preparado. Ele conhece o Estado, dialoga com diferentes setores e tem a capacidade de transformar boas ideias em ação. É um nome que transmite confiança para quem produz, empreende e acredita no desenvolvimento do Rio Grande do Sul”, pontuou.
O vereador de Campo Bom e coordenador regional do Progressistas, Alexandre Hoffmeister, defendeu que o partido garanta um processo democrático de escolha. “Eu quero votar, quero prévia, quero convenção. É fundamental que os progressistas, na sua totalidade, tenham a oportunidade de escolher seu candidato a governador. E, neste momento, não há ninguém mais preparado para representar o partido nas eleições de 2026 do que Ernani Polo”, ressaltou.
POLARIZAÇÃO
Organizador do evento ao lado de lideranças progressistas como o vereador Betinho Klein, Issur lembrou que o Estado precisa avançar da discussão entre Direita e Esquerda. “A política está polarizada e isso não muda a vida das pessoas; o que muda é trabalho sério, políticas públicas que possam gerar emprego e renda, como o Ernani realizou na Secretaria de Desenvolvimento Econômico”.
Em seu pronunciamento, Ernani disse que há um desejo de que o PP tenha candidato próprio a governador. “É isso que eu estou me propondo. Entendo de que há um espaço nesse campo centro-direita ou da direita moderada para que possamos consolidar e nós, Progressistas, liderar um projeto. Minha disposição é percorrer o Rio Grande, colocando meu nome como pré-candidato a governador e, ao lado dos nossos filiados e a sociedade, discutir esses caminhos”.
Ele disse, ainda, que não está sozinho nessa caminhada. “Esse não é um projeto pessoal, mas de um grupo de pessoas que entende que o partido precisa ser protagonista nesse processo, como o senador Luís Carlos Heinze, o presidente de honra Celso Bernardi, deputados federais Afonso Hamm e Pedro Westphalen, deputados estaduais, suplentes, além do ex-governador Jair Soares, entre outras lideranças”.
O deputado federal Pedro Wesphalen afirmou que o PP “não pode se apequenar”. Para ele, o partido, por seu tamanho e importância, precisa ser protagonista. “O PP não vai ser pautado por outros partidos. É preciso que tenhamos essa consciência da importância dos progressistas no processo eleitoral, e para isso temos que ouvir todo o partido, e não apenas uma parte”.