Região
Projeto de duplicação da Castro Alves e educação: prefeito Valdir Ludwig lista as metas alcançadas em seu primeiro mês de mandato
Por Geison Concencia
Após completar um mês de mandato à frente da Prefeitura, o prefeito Valdir Ludwig comemora as primeiras metas do mês de janeiro, que segundo ele, foram todas concluídas. Com foco em desenvolver um plano estratégico anual, subdividido em metas mensais, Ludwig lista os primeiros projetos e medidas como chefe do Executivo.
Na Educação, o prefeito destaca o investimento na contratação de 67 profissionais para atender os alunos da rede municipal de ensino, principalmente, devido ao Pré-B, que passou a ser em turno integral. “Foi um investimento considerável no primeiro mês. Tivemos que encontrar esses profissionais para trabalhar. A meta de fevereiro é iniciar as aulas e deixar tudo pronto”, explica Valdir
Em relação à mobilidade urbana, o projeto de duplicação da Av. Castro Alves foi iniciado no primeiro mês do ano. Para a realização dessa obra, no futuro, serão necessárias algumas desapropriações para comportar a nova via. “Tivemos que fazer algumas alterações, em função do pluvial, esgoto e rede elétrica. Todos os postes serão trocados sem ônus à Prefeitura. Também visitamos as famílias que devem ser indenizadas. Está tudo em negociação”.
Além da Castro Alves, Valdir citou a rua coberta, que também está na fase de projeto, como um dos itens de sua meta.
Os sistemas da Prefeitura também estão sendo revistos. Segundo Valdir, a ideia era fazer um estudo de investimento em sistemas e tecnologias, bem como seus valores e usos internos.
SAÚDE
Entre as primeiras metas de Valdir, também consta investimentos na saúde. Em reuniões com o secretário da Pasta, Marcelo Bernardes, foi constatado a necessidade de um modelo, desenvolvido por estudos.
Segundo o prefeito, a implantação de um projeto de saúde pode atender a certo programa do governo Federal, que implica repasses para o município. Porém, para obter esses investimentos são necessários pré-requisitos, como contratação de urologistas, cardiologistas, agentes de saúde, entre outros.
Outras metas
O prefeito também citou os recursos já aprovados para o Município, provenientes do Reconstruir RS e do desassoreamento do Arroio Feitoria. Benefícios relacionados ao repasse do Estado devido às enchentes dos últimos dois anos.
As obras da rua Tupiniquim também estão em andamento, com 50% do trecho concluído, além da limpeza das vias e estacionamentos e início das obras do distrito da 48 Alta.