Região
Projeto Global de Dois Irmãos realiza primeiro torneio de Robótica de 2025: “Batalha dos Balões”

Dois Irmãos – Na última quarta-feira (16/07), o Projeto Global promoveu o primeiro torneio de Robótica de 2025, intitulado “Batalha dos Balões”. A competição desafiou os alunos a colocarem em prática habilidades de programação, lógica e estratégia, em uma disputa empolgante e criativa.
Na dinâmica da competição, cada equipe pilota seu próprio robô, equipado com um alfinete na parte frontal e um balão preso à traseira. O objetivo é claro: estourar o balão do adversário dentro de uma arena de 4×2 metros, em até dois minutos. As partidas começam com os robôs posicionados em cantos opostos da arena. Vence quem conseguir furar primeiro o balão inimigo. Caso não haja estouro dentro do tempo, a vitória vai para o robô que estiver mais próximo do centro da arena. Em caso de empate, há prorrogação de um minuto.
As regras proíbem arremesso de peças e garantem que apenas o alfinete possa atingir o balão adversário. Qualquer tentativa de sabotagem resulta em desclassificação. O torneio premiou o 1º lugar com troféu e medalhas, enquanto as equipes 2ª e 3ª colocadas receberam medalhas de prata e bronze. Também foi entregue uma Menção Honrosa à equipe com a Melhor Estratégia da competição.
Evento
O evento foi promovido pela equipe diretiva do Projeto Global, representada pela diretora Lea Eudes Henrichisen e pela coordenadora pedagógica Daiane de Sá Sosinho, que acreditam e incentivam o uso da robótica na educação. O professor Filipi Spingler, responsável pelo projeto, ressalta que é de suma a importância da valorização dessas iniciativas e do incentivo ao aprendizado por meio da prática e da inovação.