Região
Protagonismo: eleitores dizem o que querem dos próximos políticos de Ivoti
Durante semanas, O Diário ouviu pessoas para saber suas necessidades, problemas e soluções que devem ser resolvidos pelos próximos gestores
O primeiro turno das eleições municipais estão marcados para ocorrer no dia seis de outubro, em todo o Brasil. Milhares de pessoas vão às urnas escolher seus representantes para as suas cidades nos próximos quatro anos.
Os eleitores devem digitar na urna eletrônica, quem elas desejam para ocupar a vaga de vereador e de prefeito.
Antes disso, ainda ocorrem as convenções partidárias, de 20 de julho a 5 de agosto. Já o fechamento do cadastro eleitoral está programado para 5 de novembro.
Embora as eleições decidam os cargos no Legislativo e no Executivo, são os eleitores os verdadeiros protagonistas no processo eleitoral. Por conta disso, O Diário entrevistou mais de uma dezena de moradores do município para saber suas expectativas em relação à próxima gestão municipal, independentemente de quem for eleito(a). A maioria mencionou incômodos pessoais que podem ser solucionados ou que ainda persistem na cidade e nos bairros, além do que desejam que seja mantido na próxima administração.
Metodologia de entrevista
Quase todos os bairros do Município foram entrevistados. Bairro União, Feitoria Nova, Jardim Bühler, Bom Jardim, Concórdia, Harmônia, Jardim Panorâmico, Cidade Nova, 25 de Julho, Centro, Farroupilha, Bom Pastor, São José, Picada Feijão e Colônia Japonesa foram os bairros em que a reportagem entrevistou eleitores. Ao todo, foram 15 pessoas entrevistadas.
“Na saúde precisamos de mais médicos, principalmente pediatras. Precisamos de um cuidado maior para o trânsito e escolas. Além disso, não tenho problema em relação a outras coisas na cidade. O atendimento no posto sempre foi bom pra mim.” – Rosana Maria Laurindo Franco, Feitoria Nova.
“Na praça em frente ao campo municipal precisam cortar a grama com mais frequência. Não posso me queixar da questão da saúde, sempre fui bem atendido. Quando deu um problema no meu coração eu fui bem atendido. As ruas precisam melhorar, algumas tem muitos buracos.” – Jorge Steffens, Jardim Bühler.
“Pra mim, prefiro que permaneça do jeito que está. O atendimento na saúde não tenho o que reclamar. Por mim pode seguir da maneira que está. Só onde eu moro no final da rua, ainda não tem calçamento.” – Claudir Teins, Bom Jardim.
“Para mim a saúde está razoável, mas sempre fui bem atendido. O único problema é sobre a demora nas consultas marcadas com cardiologista. De resto eu não tenho o que reclamar, no meu bairro está tudo tranquilo espero que se mantenha assim e até melhore.” – Vicente da Silva, Bairro Concórdia.
“Temos um problema na rua Senador Alberto Pascolini, as ruas laterais ainda não foram asfaltadas, e as estradas espero que melhorem. O atendimento da saúde está bom, ainda não precisei de uma coisa mais séria, mas no que eu preciso está tudo certo.” – Petronira Lippert, Bairro Harmonia.
“Temos vários problemas nas ruas. Não adianta fazer asfalto novo se a água está infiltrada. A saúde nos últimos tempos está deixando a desejar, o atendimento precisa melhorar na questão dos horários. Aqui no bairro está tudo bem, a iluminação melhorou.” – Leandro André Schmitz, Jardim Panorâmico.
“Tudo que vier em prol do município é bem-vindo; penso que deve melhorar o programa de apoio ao produtor rural, por exemplo, aumentar o benefício para aqueles produtores que tiverem mais notas tiradas no bloco durante o ano.” – Fernando Boll, Picada Feijão.
“Talvez poderia melhorar na assistência aos agricultores, dar mais incentivos aos pequenos; e também continuar nessa linha de trazer mais incentivos aos setores da Educação e também da Saúde.” – Márcio Miwa, Colônia Japonesa.