Região
Proximidade entre pacientes e funcionários torna saúde em Santa Maria Herval mais humanizada
Secretária Tânia Vier avaliou o trabalho frente a saúde em 2023
Por Nicole Pandolfo
Santa Maria do Herval – Em um breve passeio pelo Ambulatório Municipal de Santa Maria de Herval é possível notar a relação próxima da secretária da Saúde Tânia Vier Alles com os pacientes que utilizam o serviço. Tânia cumprimenta todos com a familiaridade que somente a total dedicação ao cargo proporcionaria. “A saúde é a minha vida”, declara a técnica de enfermagem que, mesmo após acumular o maior número de votos da história do município para o cargo de vereadora, cedeu ao convite da administração para coordenar o setor da saúde pela segunda vez.
Aumento no atendimento psicológico
A secretária avaliou o ano de 2023 no setor como um ano de trabalho intenso e destacou alguns pontos que marcaram o período. Houve um aumento expressivo pela procura de atendimento psicológico no município, fenômeno que, segundo ela, pode estar relacionado ainda ao período de isolamento da pandemia: “Nós temos dois psiquiatras e psicólogos disponíveis no município, além dos profissionais que visitam as famílias no interior para fazer o monitoramento dos casos”, ela descreve.
Desafio de logística
A descentralização dos atendimentos do SUS representou um desafio para o setor da saúde do município. Porto Alegre deixou de ser o destino da maioria das consultas agendadas que passaram a ser direcionadas para outros hospitais de referência em cidades como Dois Irmãos, Igrejinha, Portão, entre outros. A mudança significou um desafogamento do sistema, mas também deixou a logística de transporte mais trabalhosa: “Tentamos organizar os pacientes em um carro só para o transporte a municípios próximos, mas às vezes não dá por causa dos horários”, disse a secretária ressaltando que a equipe não mede esforços para realizar todas as viagens necessárias para a população.
Ampliação do ambulatório
Parte do antigo prédio do Ambulatório passa por uma reforma que irá ampliar e melhorar as condições dos ambientes disponíveis ao público, além de garantir uma nova entrada de emergência: “O prédio vai estar bem mais estruturado, com equipamentos novos. É provável que conseguiremos até aumentar o número de atendimentos”, disse Tânia sobre a área que promete estar pronta em março desde ano.