Conecte-se conosco

Região

Rede Ecovida de Agroecologia se reúne em Picada Café

25/10/2024 - 07h56min

Picada Café/Região – A cidade foi sede da assembleia do Núcleo Serra Gaúcha da Rede Ecovida de Agroecologia nesta segunda-feira, 21. O encontro ocorreu na sede da Cervejaria SteinHaus. O Núcleo engloba 39 cidades da Serra Gaúcha, tendo atualmente cerca de 30 grupos, somando mais de 200 famílias e estas formam 33 agroindústrias. De acordo com a coordenação, o Núcleo se reúne quatro vezes por ano, sempre sediado por outro grupo. O grupo escolhido da vez foi a Coopernatural de Picada Café. Nesses encontros são tratados assuntos como certificado orgânico participativo. “Neste momento são tratados assuntos específicos acerca das monitorias que ocorrem entre novembro e janeiro”, afirma a coordenação.

CERTIFICAÇÃO

Outro assunto tratado refere-se a certificação participativa. Neste caso a família que pretende certificar sua propriedade ou agroindústria precisa se organizar em um grupo e este deverá se associar a alguma OPAC (Organismo Participativo de Avaliação da Conformidade). “Essa é uma organização que assume a responsabilidade formal pelo conjunto de atividades desenvolvidas num Sistema Participativo de Garantia (SPG). Neste as famílias tem a responsabilidade e o compromisso de participar das reuniões dos grupos e programações”, afirmam.

São sete famílias em Picada Café

Em Picada Café o grupo de Orgânicos Coopernatural conta com sete famílias que estão certificadas ou em fase de certificação. São elas Ricardo Edson Fritsch, Remi Karling, Roberto Rohr, Felipe Goerke, Larry Boettcher, Paola Mesquita e Pedro Schaab. O Núcleo Serra Gaúcha faz parte da Rede Ecovida de Agroecologia que está atuando no RS, além de Santa Catarina, Paraná e sul de São Paulo. Ele é coordenado por Paulo Andriola, Iane Mato e Eunice Pagnonceli.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.