Conecte-se conosco

Região

Rede municipal de Dois Irmãos amplia o ensino da língua alemã na grade curricular

25/05/2024 - 15h29min

Atualizada em 25/05/2024 - 15h35min

1272 estudantes aprendem a língua germânica preservando as origens e cultura dos imigrantes

Dois Irmãos – No ano de celebração dos 200 anos da Imigração Alemã no Rio Grande do Sul, a prefeitura, por meio da secretaria de Educação, ampliou o ensino da língua alemã na grade curricular para mais sete escolas municipais, totalizado nove escolas contempladas.

Mais de 1200 estudantes desde a educação infantil até o ensino fundamental, pelo menos uma hora por semana, têm a oportunidade de ter contato com um novo idioma dentro da sala de aula. As professoras além de ter formação em Língua Alemã, também já moraram na Alemanha, trazendo sua bagagem cultural para a sala de aula.

Para a secretária de Educação, Denise Maria Maldaner, a ampliação das aulas de língua alemã era um desejo da administração municipal e também das escolas, para preservar as raízes germânicas, além de ser a oportunidade de conhecimento em um novo idioma. “É um orgulho proporcionar às crianças a língua alemã que deve ser estudada e falada entre as famílias também”, disse ela.

Escola Arno Nienow

A Escola Arno Nienow, do Bairro Navegantes, é o educandário que oferece língua alemã há mais tempo. A professora responsável pelo ensino do idioma é Ana Cristina Wiest, carinhosamente chamada de Frau Wiest, que leciona para turmas do 1º ao 9º ano. Além disso, os estudantes concluintes têm a oportunidade de realizar a prova de proficiência, custeada pelo município, e ainda contam com aulas preparatórias. “Há sete anos leciono na minha cidade natal e a ampliação da língua alemã é mais um sonho realizado”, disse Frau Wiest.

Na Escola Arno, as aulas ocorrem semanalmente e as habilidades de ouvir, falar, ler e escrever são desenvolvidas de maneira progressiva e contextualizada. Cantorias com o violão, histórias e ludicidade nos anos iniciais agregam vocabulário e despertam o interesse dos pequenos. “Material didático, conectando história, geografia, atualidades, acesso à cultura da Alemanha e outros países que falam o idioma (Áustria, Suíça…) e oportunidade de proficiência internacional nos anos finais aqui na escola, representam um diferencial na vida dos estudantes. ‘Quem conhece uma nova língua, conhece um novo mundo’ (Goethe). Oferecer o ensino da Língua Alemã em nosso município é a oportunidade de conhecer melhor o seu e outros mundos”, conclui a professora.

A principal atração do primeiro dia de uma criança que começa a frequentar a escola na Alemanha é o “Schultüte” (saco escolar em formato de cone e recheado de pequenas surpresas). O primeiro dia de aula de alemão, ao menos na Escola Arno Nienow, também foi assim, cheio de tradição e gostosuras. A “Schultüte” simboliza a entrada das crianças na “parte séria” da vida.

Alunos da Escola Arno Nienow, com o tradicional “Schultüte”

Escola Carlos Rausch

Na Escola Carlos Rausch, no Bairro Vale Direito, as aulas de alemão iniciaram neste ano, com a professora Luciana Engeroff. A educadora é responsável pelo ensino da língua para crianças da educação infantil Níveis A e B, leciona também nas escolas Heda Alves Nienow (85 crianças), Jardim da Alegria (59), Arno Nienow (67), Carlos Rausch (54), Clarice Maria Arandt (68), totalizando 333 crianças. “Na educação infantil, usamos principalmente imagens e brincadeiras, pois as crianças ainda não estão alfabetizadas. Por exemplo, conto uma história e depois fazemos uma atividade de pintura ou colagem relacionada a ela. Frequentemente, utilizamos canções e músicas que complementam o conteúdo estudado. Seguimos o programa DOC-DI, que define os conteúdos e habilidades que os alunos devem desenvolver”, conta a professora, após uma aula na Escola Carlos Rausch.

Escola 29 De Setembro

A professora de língua alemã, das Escolas Mário Sperb e 29 de Setembro, Jozi Patrícia Schuck Klering, atende da Educação Infantil ao 5º ano. “A adaptação inicial para a aprendizagem dessa língua ocorre de forma lúdica e dialogada, em um ambiente acolhedor e motivador, nesta fase de alfabetização. Do 3º ao 5º ano, é introduzida a linguagem escrita, mas o foco principal continua sendo a oralidade e os aspectos culturais”, explica ela.

Escola Primavera

Já na Escola Primavera, bairro Primavera, a instituição também conta com aulas de alemão a partir deste ano, com aulas lecionadas pela professora, Marciele Reichert, que atende 287 estudantes da educação infantil ao 3º ano. “Nas aulas de Língua Alemã estudamos vocabulário, pronúncia, comunicação, escrita e compreensão auditiva. As aulas são ministradas de forma lúdica e com uma revisão do tema de casa [die Hausaufgabe]. Os estudantes aprendem também questões culturais alemães como, costumes, falas e comidas”, explica a professora.

Escolas municipais com língua alemã que atendem 1272 estudantes

Escola Professor Arno Nienow, 364 estudantes contemplados. Professora Ana Cristina Wiest.

Escola Primavera, 287 estudantes. Professora Marciele Reichert.

Escola Mário Sperb, 91 estudantes. Professora Jozi Patrícia Schuck klering.

Escola 29 de Setembro, 197 estudantes. Professora Jozi Patrícia Schuck klering.

Escola Heda Alves Nienow, 85 crianças. Professora Luciana Engeroff.

Escola Jardim da Alegria, 59 crianças. Professora Luciana Engeroff.

Escola Arno Nienow, 67 crianças. Professora Luciana Engeroff.

Escola Carlos Rausch, 54 crianças. Professora Luciana Engeroff.

Escola Clarice Maria Arandt, 68 crianças. Professora Luciana Engeroff.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.