Conecte-se conosco

Região

Relatório final de Comissão destaca importância da Mobilidade Urbana para o futuro de Dois Irmãos

07/12/2023 - 06h55min

Implementações visam a regulamentação de calçadas e sinalizações, por exemplo (Imagens retiradas do relatório)

Documento oferece propostas de ações práticas e imediatas ao poder executivo

Por Nicole Pandolfo

Dois Irmãos – O relatório apresentado pela Comissão Especial de Mobilidade Urbana no mês de novembro trouxe apontamentos e sugestões de melhorias para o sistema de trânsito de carros e pedestres em Dois Irmãos. A ideia da Comissão, presidida pelo vereador Ramon Arnold (PP), foi auxiliar o poder executivo através de um estudo da mobilidade do município que oferecesse propostas de implementações ao Plano Diretor de Mobilidade Urbana de 2019.

Como metodologia, a Comissão foi organizada em três grupos atuantes em temas distintos que realizaram levantamentos e apresentaram propostas de aplicação classificadas em 3 níveis de complexidade.

Segundo o relatório, a criação da comissão veio de uma demanda constante de questionamentos da população ao legislativo no que diz respeito a mobilidade. Além disso, o documento destaca os reflexos que questões ligadas ao tema da mobilidade urbana tem sobre a sociedade e a economia, como qualidade de vida, acessibilidade e segurança viária.

Confira o resumo do que foi apresentado pelos grupos:

Grupo 1
Calçadas, ciclovias e circulação de pedestres

Foi destacada a necessidade de uma legislação atualizada para exigir a construção e melhoria de calçadas em determinados pontos da cidade e melhorar aspectos relativos a arborização.

Sobre ciclovias, o grupo cita a geografia e topografia do município como impeditivos para a construção de espaços destinados somente a circulação de bicicletas, mas sugere o fechamento programado de vias, como a Av. 25 de Julho, para recreação, interação e esporte em domingos, iniciando de forma mensal e podendo progredir.

Grupo 2
Fluxo de ruas, mobilidade, estacionamento e transporte coletivo

O grupo sugere a atualização da sinalização de trânsito, com ênfase na sinalização turística e de mobilidade de PCDs (pessoas com deficiência) e idosos.

O estacionamento rotativo é citado como alternativa a ser testada, além da reorganização do estacionamento somente de um lado da via em ruas de pouca largura.

O grupo sugere a criação de um corpo técnico para a educação, controle e fiscalização do sistema de trânsito no município.

Grupo 3
Sinalização, estrutura de fiscalização e execução de tarefas

Segundo os apontamentos feitos pelo grupo, é urgente a implementação e adequação do Departamento de Trânsito Municipal conforme lei. Quanto a fiscalização, o grupo destaca a necessidade da estruturação do setor destinado exclusivamente para bloqueios de vias, manutenções, acompanhamento de eventos públicos e privados e outros.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.