Região
Relógio do Bicentenário é inaugurado em Dois Irmãos com presença do Cônsul da Alemanha no Brasil
O lançamento faz parte das atividades oficiais do Governo do Estado e marcou os 300 dias para o Bicentenário da Imigração Alemã
Por Nicole Pandolfo
Dois Irmãos – A tarde de sexta-feira (29), durante o Kerb de São Miguel, foi marcada pela inauguração do relógio que fará a contagem regressiva para os 200 anos da Imigração Alemã no Rio Grande do Sul. O lançamento faz parte das atividades oficiais do Governo do Estado, que criou uma Comissão Oficial do Bicentenário da Imigração Alemã, da Associação dos Municípios do Vale Germânico (AMVAG) e da Rota Romântica.
A cerimônia que iniciou no palco do Largo Felippe Seger Sobrinho, contou com a presença de diversos representantes públicos e de entidades municipais e estaduais. Entre os convidados, o presidente da Comissão do Bicentenário da Imigração Alemã, Rafael Gessinger, e o Cônsul da Alemanha, Marc Bogdahn. Em seguida, acompanhados pela Herta Klein e ao som da banda Baila Baila, público e convidados seguiram até o relógio na esquina da Avenida São Miguel com Rua São José.
Impressão do Cônsul
Durante a cerimônia, o cônsul ressaltou o forte vínculo entre Brasil e Alemanha e citou como exemplo o aumento do número de empresas brasileiras que passaram a atuar em território alemão e vice-versa. Ao final da inauguração, Marc disse que esta foi a sua primeira visita a Dois Irmãos, mas, definitivamente, não foi a última: “Fiquei muito impressionado pela presença das tradições da imigração alemã na cidade e pela vitalidade dessa festa, o Kerb.”
O prefeito Jair Meneghetti disse que a cidade está honrada em sediar o evento da contagem regressiva para o Bicentenário e lembrou que o desenvolvimento da região se destaca no cenário nacional pelo trabalho de todos os cidadãos, mas especialmente aos esforços dos primeiros imigrantes que aqui chegaram. Sobre o relógio, Jerri afirma que “é a forma física para manter viva a lembrança de que estamos chegando próximo a grande comemoração do Bicentenário da Imigração Alemã.”