Região

Respirando a simplicidade: agricultor aposentado segue na lida aos 71 anos em Herval

17/01/2024 - 20h15min

(FOTOS: Cleiton Zimer)

Após muitos anos em SC ele retornou ao Teewald de onde é natural

Por Cleiton Zimer

Santa Maria do Herval – Mantendo o ritmo da vida do interior o aposentado Irineu Rossa, 71 anos, segue ativo na agricultura. Ele cultiva de tudo um pouco na localidade de Vila Seger – sendo prioritariamente para o consumo próprio da família.

 “Não consigo mais trabalhar rápido, mas faço de pouco em pouco. Às vezes a gente vende o que sobra, como mandioca”, conta.

 Ele nasceu em Herval, na localidade de Boa Vista. Mas morou por 33 anos em Santa Catarina onde cuidou dos pais. “Quando eles não estavam mais aqui, voltamos.

Junta da esposa Lurdes – com quem é casado há cerca de 50 anos – e dos filhos Valdir, Arlete e Fernando, retornaram ao Teewald em busca de melhores oportunidades de trabalho na época. “Faz uns 20 anos que estamos aqui novamente”, explica.

 Lucro não dá, mas é satisfatório

 Antigamente Irineu trabalhou por um curto período na fábrica de calçados, na antiga Maide. Mas se aposentou aos 60 anos através do bloco de produtor rural, ofício ao qual sempre se dedicou.

 Agora segue na lavoura como forma de não ficar parado, cultivando variedades que sustentam a família. “Até nem coloco adubo. A terra aqui é forte”, disse enquanto capinava para limpar os milhos em meio às acácias numa tarde nublada.

 Tem também alguns animais: bois, porco, galinhas e peixes. De tudo um pouco.

Irineu, numa tarde nublada, capinando sua roça na Vila Seger

Gosto bastante de trabalhar; não adianta muito, lucro não dá. Mas, pelo menos, tem as coisas próprias para comer.

Recentemente o excesso de chuva tem sido um grande desafio. Coisas chegaram a apodrecer dentro da terra. “Quando o sol não vem de chega, aí é ruim.”

 

Copyright© 2020 - Grupo o Diário