Coluna Dois Irmãos
Rota Romântica, plátano, liquidambar, amonígia, acerpal – Começo de Conversa – 22/06/2026
Começo de Conversa – Dois Irmãos
Mauri Marcelo Toni Dandel
BR-116
Hoje o assunto comentado de forma regional é a BR-116. Uns reclamam das obras intermináveis em Morro Reuter e Nova Petrópolis. Outros reclamam da velocidade máxima de 60km/h, outros reclamam da tranqueira que acontece há 30 anos aos domingos para descer a Serra a tarde ou na tranqueira para ir trabalhar em NH diariamente pela manhã… E, agora, por último, veio a boa notícia de obras emergenciais na BR-116 que vão iniciar em 15 dias. Ah, tem mais um assunto, que é a polêmica duplicação de Estância até Dois Irmãos. Sobre esse assunto, publicamos uma imagem de uma reportagem do Diário de 2009 quando se anunciava que a duplicação “começaria em breve”. Então, realmente, a BR-116 que é nossa espinha dorsal da economia e do turismo está sendo o centro de muitos debates. Mas…
E OS PLÁTANOS
Mas, tanto se fala em BR-116, em obras de contenção, em duplicação… Em tudo o que se faz ou fala, plátanos são derrubados. Basta olhar e ver os “clarões”. O que você acha?
ESPINHOS
Por algumas vezes mencionamos o espinhoso assunto dos plátanos da BR-116 aqui. Pois bem, volta e meia alguém telefona para o jornal “denunciando” que “estão tirando mais um plátano”. Temos muitas viúvas e viúvos (os fãs) dos plátanos e não são apenas pessoas da nossa cidade que nos ligam, mas de outras cidades próximas e até de Nova Petrópolis.
<SUB>TÚNEL VERDE
Então, o fato é que os plátanos estão sendo cortados na lateral da BR-116 por conta de obras ou porque apodreceram e oferecem riscos. Ou serão cortados por conta da duplicação que, se realmente começar, vai levar anos e anos! Aliás, apesar da beleza deles, tem muita gente que é a favor da retirada, pois muitas mortes já aconteceram de carros que bateram em plátanos, como se eles fossem os culpados. Sim, acredite!
<SUB>POLÊMICA
Mas, então, tem muita gente contra a retirada destas árvores. Muitas!
Então, em vez da gente chorar por cada plátano retirado, os quais são os símbolos da nossa região, pergunto: temos lei de proteção aos plátanos ou que os considere patrimônio regional ou daquelas leis de patrimônio “imaterial” (o que não seria o termo correto)?
Vamos mais longe: que tal se a cada plátano que sejamos obrigados a tirar, a gente plantasse dois “naqueles vazios” que existem ao longo da rodovia? Ou se um plátano caiu de podre, porque não plantar outro no lugar?
<SUB>MAIS LONGE
-E, se em vez de plátanos, fossemos substituindo-os por liquidambar? Há muito tempo a Rota Romântica dá destaque ao liquidambar, mas pouco se você delas na nossa região. Por algum motivo, nem pessoas e nem prefeituras plantam os liquidambar.
– Vamos mais longe: chamo aqui a atenção para outra planta e sugiro que você pesquise: amonígia ou acerpal mato (acer palmatum)!
-Dá uma conferida e projete na sua mente como seria a nossa BR-116 com estas plantas ali na lateral, formando túneis! “Viajando um pouquinho mais”, que tal plantarmos ali na estrada que liga ao Morro Reuter (a Gregórius) e também na rua Alberto Rübenich? Seja plátano, liquidambar ou amonígia…
– A mensagem positiva do dia: “O maior risco é não correr riscos, não dá para ficar sem correr nenhum risco, senão você não faz nada”, Jorge Paulo Lemann. Abençoada semana!
