Conecte-se conosco

Região

Rua que liga Dois Irmãos a Morro Reuter é local de infrações e desrespeito no trânsito

08/11/2023 - 08h30min

Atualizada em 08/11/2023 - 10h18min

Motoristas dificilmente respeitam o limite de 40km/h da via (Foto: Nicole Pandolfo)

Nota: Esta é a primeira parte de um conjunto de reportagens a respeito das reclamações de moradores e usuários da via intermunicipal que liga as cidades de Dois Irmãos e Morro Reuter. Em breve, mais detalhes sobre o trecho que compreende a Rua Pedro Gregórius.

Moradores da Rua Pedro José Kolling pedem mais fiscalização e instalação de quebra-molas

Por Nicole Pandolfo e Bruno Wingert

Morro Reuter – As imprudências cometidas por motoristas que circulam na Rua Pedro José Kolling estão tirando o sono dos moradores da região. A intermunicipal que liga Morro Reuter a Dois Irmãos apresenta um histórico de acidentes que preocupa a população que mora às margens da via. Eles pedem que a fiscalização seja intensificada e quebra-molas sejam instalados.

O relato dos moradores aponta o que é facilmente constatado em poucos minutos de observação: a maioria dos motoristas não respeita o limite de velocidade de 40km/h indicado pelas placas ao longo da pista. O excesso de velocidade, ultrapassagens em local proibido, aliados com as curvas sinuosas e declives, cria a combinação perfeita para acidentes como o último ocorrido dia 16 de outubro: um Citroen C3 capotou em um trecho próximo à divisa com Dois Irmãos, não atingindo os muros de uma das casas por pouco.

População teme que imprudência acabe em acidentes com vítimas (Foto: Bruno Wingert)

“Eu já fiz o muro alto por causa disso”, diz um dos moradores que prefere não ser identificado. Ele conta que, em outra situação, próximo ao local do acidente citado anteriormente, outro carro também capotou e foi parar dentro do pátio de uma casa: “No lugar onde eles tomam chimarrão no fim de semana, imagina se tivesse gente na hora?!”

A preocupação maior, segundo os moradores, é com as crianças que pegam o ônibus escolar na região: “Todos os dias de manhã é possível presenciar as freadas na hora do embarque das crianças.”

Redutor de Velocidade

Uma das medidas tomadas pela prefeitura de Morro Reuter foi a instalação de um redutor de velocidade com tachas refletivas, conhecidas como “olhos de gato”, próximo ao trecho onde aconteceram os acidentes. Segundo os moradores, além de não ser efetivo, o ruído dos pneus passando pelas tachas ou o impacto delas em carros rebaixados é perturbador.

“Vai ter quebra-mola”

Segundo a prefeita de Morro Reuter, Carla Chamorro, há dois anos, um engenheiro de trânsito avaliou a via. Conforme o estudo e, de acordo com o Código de Trânsito, ele apontou o redutor como a melhor opção. Com as reclamações da população e os protocolos recebidos, Carla afirma que a situação será reavaliada e garante: “Vamos instalar um quebra-molas na região”. A prefeita lembra que a segurança da via só será estabelecida com o cumprimento das regras de trânsito já estabelecidas. “Nós também pedimos para a Brigada Militar intensificar a fiscalização na região”, disse a prefeita Carla.

Uma viatura da Brigada fiscalizou a região na tarde desta terça-feira (7) quando a reportagem fazia as apurações (Foto: Divulgação Prefeitura de Morro Reuter)

 

Não vai ter quebra-mola…

No trecho de Dois Irmãos, quando a via recebe o nome de Rua Pedro Gregórius, as infrações continuam. O chefe do Departamento de Trânsito Mauro Agostini, relata que engenheiros analisaram o percurso e a topografia do local e não acharam viabilidade na instalação de um quebra-mola: “Me preocupo muito com isso, o grande ponto é conscientizar os motoristas, manter a rua sinalizada e, acima de tudo, o motorista ter a educação no trânsito”, destacou Mauro.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.