Região
Sabores da colônia e tradição rural encantam público na 4ª Ruralfest de Estância Velha
Por Geison Concencia
Estância Velha – O Campo do Chimarrão se transformou em um ponto de encontro entre o campo e a cidade durante este sábado, quando centenas de visitantes prestigiaram a 4ª edição da Ruralfest, que encerra neste domingo (27). Entre aromas, sabores e o contato próximo com os animais, a feira se consolidou no calendário do Município, com indicativos de que tornará maior nos próximos anos.
Com entrada gratuita, a Ruralfest reuniu mais de 60 expositores da agricultura familiar e do agronegócio regional, promovida pela Prefeitura de Estância Velha com apoio da Emater. O público pôde passear por estandes, conhecer produtos coloniais, apreciar shows e levar as crianças para vivenciar uma experiência única com a exposição de animais.
No espaço dedicado aos animais, coelhos gigantes e pôneis chamaram a atenção de crianças e adultos. O criador André Alcebiades, que há 30 anos trabalha com coelhos em sua propriedade no bairro Campo Grande, levou seus animais para a Feira e viu eles se proliferarem, com o nascimento de uma ninhada.
“Eles são tranquilos, se adaptam bem ao ambiente e têm hábitos noturnos”, disse André.
Além da exposição, o público também conferiu demonstrações da Brigada Militar e Guarda Municipal, oficinas educativas da Emater e atividades recreativas como o Expresso Piuí e o Circuito Aventura, que fizeram sucesso entre as famílias.
Gastronomia: tradição e novidade no Ginásio
O Ginásio do Campo do Chimarrão foi tomado pelos aromas da culinária regional. Produtos de diversas cidades do Rio Grande do Sul se misturaram aos sabores locais, criando uma verdadeira experiência gastronômica. Entre elas, a padaria Vó Marli apresentou a novidade que conquistou os visitantes: o morango do amor.
“A feira é um atrativo em termos de divulgação. Só aqui vendemos mais de 100 morangos do amor em 24 horas, além dos que saíram na padaria. É um produto que está virando tendência. Para nós, o importante é mostrar nosso trabalho e fortalecer a agenda do município”, contou o proprietário Paulo Ricardo Kickurv.
Outro expositor que chamou atenção foi a empresa O Padrinho, que levou queijos e embutidos artesanais à feira. “Trabalhamos com produtos coloniais, muitos deles vindos de Minas Gerais. Para a Ruralfest trouxemos laticínios e embutidos selecionados. Nosso trabalho é feito com feirantes que têm mais de 40 anos de experiência no mercado”, explicou o sócio-proprietário.
Domingo – 27 de julho
9h – Desfile alusivo ao Dia do Colono (saída da Praça 1º de Maio até o parque da Ruralfest)
9h – Abertura da Praça de Alimentação, ponto de venda de bebidas, espaço de comercialização do evento e exposição de animais
9h às 17h
Expresso Piuí (Estação na Rua do Parque/ atração gratuita)
Brinquedos infláveis (no campo)
9h às 15h
Feira de Adoção de Animais (Pavilhão de Exposição de Animais)
Circuito Aventura – Defesa Civil (no campo)
Atividades com Grupo Escoteiro Jean de Léry
Escola de Trânsito do Comando Rodoviário da Brigada Militar (no campo)
10h30- Bandinha Típica Municipal itinerante
14h
Talento Local – AGE (Palco Principal)
Bandinha Típica Municipal itinerante
14h30 – Oficina de Abelhas sem ferrão – Emater (Pavilhão de Exposição de Animais)
14h45 – Demonstração do treinamento e trabalho de cães de faro da 1ª Delegacia de Polícia Civil de Novo Hamburgo
15h
Thiltapes – Volta ao Mundo – Espetáculo Teatral (comédia) (Palco Principal)
Jogos Rurais (no campo)
15h30 Oficina de Árvores Frutíferas – Emater (Pavilhão de Exposição de Animais)
16h
Nycolas Pereira (Palco Principal)
Apresentação K9 – Conan – Guarda Civil Municipal (no campo)
17h Grupo Cambona (Palco Principal)
19h Grupo Bochincho (Palco Principal)
Ver essa foto no Instagram
