Região
SANTA MARIA DO HERVAL: Alto Morro dos Bugres surgiu em torno da construção de uma escola
Por Cleiton Zimer
Santa Maria do Herval – A Comunidade de Alto Morro dos Bugres surgiu em torno da Escola de Ensino Fundamental Professor João Klauck. Atualmente o estabelecimento está fechado – e os alunos são levados para as escolas em Boa Vista do Herval e Centro. Mas os moradores da comunidade seguem participando de atividades que são realizadas no salão da comunidade, que fica junto à escola. Eles são associados à Capela São Francisco Xavier.
Os primeiros colonos não cultivavam essas terras pois as consideravam pouco férteis. Realmente, sem preparo, adubação e correção do solo, como é feito atualmente, não produziram.
Hoje, o relevo plano da localidade, com o aprimoramento de técnicas, permite a prática da agricultura mecanizada e são produzidos hortifrutigranjeiros e batata.
A FORMAÇÃO DA COMUNIDADE
A comunidade se formou com a construção da escola municipal. Em 1968, os moradores reivindicaram às autoridades municipais de Dois Irmãos a construção de uma escola. Depois do levantamento do número de alunos para a futura escola, das famílias e de encontrado um local adequado, a Prefeitura deu início à construção.
Ivo Olbermann e sua esposa Maria Nelga Olbermann doaram uma área de 3.618 m² de terra onde foi erguido o prédio. Eles se tornaram os padrinhos do colégio por tal ato.
Assim, em 4 de agosto de 1969, a escola foi inaugurada pelo então prefeito de Dois Irmãos, Léo Klauck, com a benção do pároco Cônego Afonso Wiest.
Após as bênçãos das instalações, a escola recebeu o nome de Prof. João klauck, homenageando o pai do prefeito, que foi um grande líder comunitário, professor e pelo fato de ter colaborado com a comunidade hervalense.
Logo depois, realizaram-se os festejos populares em benefício da comunidade escolar, cujos festeiros foram Ivo Olbermann e sua esposa, e Lothário Seger e esposa.
O primeiro professor da escola foi Eugênio Moraes
Em 1979, a comunidade escolar, através do Círculo de Pais e Mestres, construiu seu primeiro salão de festas, mais tarde, foi construída uma cozinha e uma churrasqueira. Em 1992, a comunidade escolar recebeu um novo prédio escolar, obra realizada pela Prefeitura de Santa Maria do Herval.
Desde 1983 até os dias atuais, mensalmente a comunidade realiza uma missa.
O Grupo Teatral Bugerberg sempre apresentou uma peça teatral de humor em língua hunsrick nas festas juninas.
O Salão de Edvino
O salão de baile particular de Edvino Fritz ficava entre a comunidade evangélica de Boa Vista do Herval, perto da Rua 04 de Outubro, e a Escola Municipal João Klauck, no Alto Morro dos Bugres.
Esse salão foi construído por volta de 1930, no qual eram realizados bailes. Naquela época a iluminação era à base de lampião de querosene ou óleo de amendoim. As bandinhas tocavam com instrumentos de sopro, pois não existia energia elétrica.
Edvino Fritz, além de proprietário do salão, era agricultor e tinha uma olaria. Por fim o salão foi vendido para Reinaldo Oberher, que era casado com Coralina Hepp. Como o casal não teve filhos, Querino Haubert, que era empregado, cuidou deles até falecerem, recebendo de herança a propriedade como gesto de reconhecimento do casal.
Com o tempo o salão foi demolido, pois a estrutura já estava muito precária.
Registro do interior de Morro dos Bugres Alto
Crianças de Morro dos Bugres brincando com carretinha de lomba – Perich Carret