Conecte-se conosco

Região

Santa Maria do Herval: artesanato que tem por ingrediente principal o amor

07/04/2024 - 10h24min

Maria Júlia Haubert produz peças exclusivas (FOTOS: Cleiton Zimer)

Artesã se dedica ao ofício há quase quatro décadas

Por Cleiton Zimer

Santa Maria do Herval | Cada peça é única. Tanto pelo formato como pelo carinho com que são fabricadas. O amor ao artesanato é o principal ingrediente da arte de Maria Júlia Haubert, 64 anos.

Ela se dedica a fazer crochê, pinturas e costuras há quase quatro décadas. Começou com um grupo criado antes mesmo da emancipação, mas que se desfez com o tempo.

Mais tarde, em 2003, reativaram atividades na cidade através de um curso. “Um dia me convidaram para pintar uns panos de prato. Aceitei. E assim fui começando aos poucos.”

Hoje a vida dela se resume à criatividade. Quando vê algo diferente logo tem uma ideia e a aplica, pensando em sempre trazer um diferencial para os clientes, que, a cada peça que compram adquirem exclusividade: seja em um tapete, boneca, roupinhas de bebê, dentre outros.

SEMPRE ACREDITOU

E não é só isso. Júlia é a feirante pioneira do Teewald. Começou a expor seu trabalho em 2012 numa casinha na Praça do Centro. Depois foi para a frente da Sociedade e, por fim, ao lado do açougue do Calçadão.

Tudo isso regado por muitas dificuldades. Por muitos anos foi a única a acreditar neste potencial de feira; mesmo em meio as desafios seguiu em frente. Além do artesanato, também colocava frutas e verduras que produzia junto ao marido Waldir Haubert, com o qual é casado há 44 anos – de forma a tentar atrair as pessoas.

Além de itens para a casa, também faz roupinhas de bebê

Ela lembra que o incentivo e apoio da Emater sempre foi crucial. Inclusive, foi através deles que começou a expor na Festa da Batata, a Kartoffelfest, em 2005 – e participa desde então.

Júlia abriu caminho sem jamais deixar de acreditar no seu trabalho e, assim, incentivando mais pessoas. Hoje, faz parte do grupo de feirantes que estão todas as manhãs de sábado no Centro de Eventos desde 2019.

Eu gosto muito. Além de ser um complemento na renda, é uma atividade que me faz sempre estar na ativa”, comenta.

Agricultora de mão cheia

Júlia, além de ter seu empreendimento, também é agricultura. Cultiva de tudo um pouco junto do marido, além de terem um aviário há mais de 40 anos.

Moram na região entre Morro dos Bugres Baixo e Alto.

Cantinho da Arte

A loja dela se chama Cantinho da Arte. Recentemente, no final de dezembro do ano passado, se mudou para um novo endereço. Segue no Centro, mas desta vez em cima dos Correios, segundo andar, como uma vista privilegiada da Igreja Matriz.

Júlia está lá de segundas a sextas, das 9h até por volta 17h. Já nos sábados está só na Feira do Produtor.

Além do artesanato que tem pronto, também trabalha sobre encomenda e, ainda, realiza costuras de reparação.

Quem quiser mais informações pode entrar em contato pelo 51 99172-3307

 

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.