Região

Santa Maria do Herval cancela Desfile Cívico e organiza pontos de coleta para ajudar cidades atingidas pelas chuvas

06/09/2023 - 14h37min

Atualizada em 06/09/2023 - 15h06min

Ruas alagadas em Muçum — Foto: Prefeitura de Muçum/Divulgação

Por Cleiton Zimer

Santa Maria do Herval – A prefeita Mara Stoffel acaba de confirmar que, seguindo a ordem do governador Eduardo Leite, o Desfile Cívico previsto para ser realizado nesta quinta-feira (7) está cancelado. “Em respeito a solicitação do governador e devido a toda situação [das cidades atingidas pelas chuvas].

Desta forma, estão sendo organizados pontos de coletas de município para ajudar as cidades atingidas. “Vamos ter o ponto no Cras, e também nas escolas. Quem quiser pode levar nas escolas, a gente recolhe para levar. Depois vemos com a Casa Civil para ver para onde e como destinar.”

Podem ser doadas roupas, alimentos não perecíveis, água, produtos de higiene. Doações podem ser feitas entre o dia 8 e 12 de setembro.

De acordo com Félix Alles, também terá ponto de coleta de  alimentos não perecíveis no Salão da Comunidade Católica São Luiz Gonzaga, Boa Vista do Herval.

31 MORTES

Atualização até a manhã desta quarta-feira:

  • 31 mortos;
  • 2.984 desalojados;
  • 1.650 desabrigados;
  • 70 cidades afetadas.
  • Quem são as vítimas

    • Muçum

    As 15 vítimas de Muçum não tiveram a identificação divulgada até a última atualização desta reportagem.

    • Mato Castelhano

    Em Mato Castelhano, um homem morreu após a caminhonete em que ele estava ser levada pela correnteza. Outra pessoa, que também estava no carro, conseguiu sair do veículo por conta própria e está segura, segundo os bombeiros.

    A vítima foi identificada como Cristiano Schusler, de 41 anos. De acordo com a prefeitura de Mato Castelhano, ele era solteiro, trabalhava como agricultor e morava com a mãe na localidade de Nossa Senhora de Lourdes, no interior do município. Schusler foi velado durante a segunda-feira e sepultado na manhã desta terça.

    • Passo Fundo

    Em Passo Fundo, um homem morreu após receber uma descarga elétrica durante o temporal. Ele estava em casa e foi resgatado por familiares. A vítima, identificada como Neri Roberto Gonçalves da Silva, de 67 anos, chegou a ser levada para o Hospital Municipal Doutor César Santos, mas não resistiu. Segundo moradores, o homem foi encontrado caído em casa. Os vizinhos prestaram os primeiros socorros.

    • Ibiraiaras

    Em Ibiraiaras, duas pessoas morreram ao ficarem presas dentro de um veículo. Conforme a Defesa Civil, elas tentavam atravessar um rio, e o veículo foi levado pela correnteza.

    De acordo com a prefeitura do município, eles eram agricultores e deixam duas filhas. Eles tentavam atravessar um rio, e o veículo acabou sendo levado pela correnteza. O carro ficou retorcido com a força da água, e Delve Francescatto e Fátima Godoi Francescatto ficaram presos às ferragens.

    • Estrela

    Em Estrela, um homem de 58 anos morreu ao ser atingido por uma descarga elétrica na manhã desta terça. De acordo com relatos, Moacir Engster auxiliava um vizinho a retirar móveis de casa por conta da enchente. Ele é pai de um secretário municipal de Teutônia, cidade vizinha, que confirmou a morte. Não há informações sobre a segunda vítima.

    • Lajeado

    Uma das mortes foi causada por um acidente durante um resgate que se realizava em Lajeado, sobre o Rio Taquari. O cabo no qual um policial militar resgatava uma mulher, identificada como Maria da Conceição Alves do Rosário, de 50 anos, se rompeu e ambos caíram no rio. A mulher não resistiu e o PM foi resgatado em estado grave para um hospital da região. Não há informações sobre a segunda vítima.

    • Roca Sales

    Na quarta-feira, a Defesa Civil do RS confirmou oito mortes em Roca Sales. A identidade das vítimas não foi divulgada, nem o contexto em que as mortes aconteceram.

    *Com informações de G1/RS.

Sair da versão mobile