Região

Secretaria de Educação de Dois Irmãos cria avaliação municipal para acompanhar aprendizagem dos estudantes

25/09/2023 - 15h14min

Dois Irmãos – De forma inédita, Dois Irmãos cria um novo instrumento de diagnóstico da aprendizagem dos estudantes da rede municipal de ensino. A Avaliação Interna terá sua primeira edição nesta terça-feira (26), quando, por meio de uma prova, os estudantes do 5º ano e 9º terão a aprendizagem dos componentes curriculares de matemática e português verificadas. Ao todo, serão 25 turmas em oito escolas municipais de ensino fundamental avaliadas.
A Avaliação Interna está sendo elaborada e aplicada pelo Instituto Ivoti, selecionado por meio de licitação, e que também tem a tarefa de preparar as equipes das escolas municipais e da Secretaria de Educação na implantação da Avaliação Interna, discussão e seleção dos conteúdos para composição da avaliação, análise e apresentação dos resultados.
Um dos principais objetivos da avaliação própria é ampliar as ferramentas de análise do processo de aprendizagem, tanto do desenvolvimento do estudante, como no monitoramento, ao longo prazo, das ações educacionais, examinando e compartilhando os resultados e seus desdobramentos, com o conhecimento dos pontos fortes e possíveis fragilidades.
A secretária de Educação, Denise Maria Maldaner, explica que a Administração Municipal investe na qualidade da educação e busca aprimorar constantemente os instrumentos pedagógicos e de gestão. “Estamos inovando e oportunizando mais uma ferramenta pedagógica, com foco na aprendizagem dos nossos estudantes”, destaca Denise.
Os estudantes de Dois Irmãos já participam de avaliações externas realizadas pelo Ministério da Educação e, mais recentemente, da realizada pela Secretaria Estadual de Educação, onde o Município foi destaque, obtendo o segundo melhor índice entre os municípios da Amvag e entre os municípios acima de 30 mil habitantes.
Na semana passada, na segunda-feira (18), aconteceu um dos encontros de representantes do Instituto Ivoti com o Setor Pedagógico da Secretaria de Educação e representantes dos professores do 5º e 9º ano da rede municipal de educação, para preparação das orientações que foram compartilhadas com a comunidade escolar, incluindo às famílias dos estudantes que participação da avaliação.

Sair da versão mobile