Região
Semana do Trânsito é finalizada com simulação de acidente em Estância Velha
Estância Velha – Como atividade que encerra as ações da Semana Nacional do Trânsito, a Guarda Municipal de Estância Velha realizou na manhã de quinta-feira, dia 19 de setembro, uma Simulação de Acidente. A ação aconteceu na Avenida Brasil, esquina com a Rua Carlos Antônio Bender, contando com a presença dos agentes de segurança e saúde que mostraram como agir em situações de emergência.
O objetivo é justamente impactar a comunidade para a total conscientização de motoristas e pedestres. “A Semana do Trânsito segue impulsionando e intensificando os cuidados nas estradas, seja com condutores, mas principalmente com as crianças. Mostrando o que pode ser para o futuro delas se não cumprirem as leis do trânsito. Continuamos com a conscientização, trabalhando com a educação”, argumenta o Secretário de Segurança, Esporte e Bem-Estar (SESEBE), Renan Mallmann.
A simulação iniciou com a chamada da Guarda Municipal para o local do acidente. Ao chegarem na área, os agentes realizaram a averiguação da situação e em seguida fizeram o chamado para o Corpo de Bombeiros. Após a preparação dos agentes, foi iniciada a remoção de peças do veículo e estabilização da vítima, para enfim colocá-la na maca e encaminhar ao hospital.
Para a possibilidade de incêndio, um dos agentes estava preparado para acionar a água. A finalização foi com o Corpo de Bombeiros que efetuou o desmantelamento do veículo. “Foi minha primeira vez como ator e vítima. Essa experiência de poder passar para as crianças a mensagem é gratificante. Elas estão na idade de se formar como pessoa e a conscientização é um grande ensinamento. Além de poder ver de perto a estrutura dos agentes de segurança e saúde da nossa cidade”, conta Rafael Alves, Guarda Municipal e ator que fez o papel da vítima.
Alunos atentos
Os alunos do 1º ano da EMEF Germano Dauernheimer foram convidados para assistir à simulação. A aluna Laura Cabrera conta que ficou muito chocada e sentiu medo pensando que o homem estava realmente ferido. Ela também disse nunca ter visto algo parecido antes. Outros também gostaram, mas perceberam a ação com outro viés. “Foi muito legal ver os bombeiros salvando o moço, mas eu não tive medo, até porque eu sei que era ketchup”, contou bem-humorado o menino Murilo Torres, aluno do Colégio Luterano Arthur Konrath, que passava pelo local.