Região

Setor Malheiro de Picada Café: resiliente e em constante evolução

01/10/2025 - 07h29min

Segundo André Schmitt, à frente da Schmitt Tricot, a segunda geração da empresa iniciada por sua mãe, Maria Inês, há mais de 30 anos, a economia de Nova Petrópolis e Picada Café é pujante e diversificada. Por outro lado, diz que ainda há espaço para novos empreendimentos, especialmente no setor do turismo, “para que os visitantes permaneçam por períodos mais longos na região; essa permanência amplia o consumo, gera empregos e impulsiona o desenvolvimento”, destaca.

Ele também é coordenador geral da Tricofest e presidente da Associação de Malharias de Nova Petrópolis e Picada Café e destaca a importância de eventos para impulsionar a economia, como a Tricofest, realizada nos dois municípios. Neste ano, durante o evento, acredita-se que em torno de 200 mil pessoas circularam pelas cidades durante a festa, movimentando hoteis, restaurantes e diversos serviços.

André observa que o polo malheiro, nos últimos anos, enfrentou grandes desafios – sejam climáticos, logísticos ou econômicos. No entanto, diz que é um setor resiliente, que vem se modernizando e oferecendo produtos de altíssima qualidade, adequados para quase todas as estações do ano, graças à diversidade de fios e tramas produzidos. Entre os desafios do setor ele aponta concorrência com outros polos malheiros; e a entrada, cada vez maior e desenfreada de produtos chineses, que tem trazido dificuldade. “Precisamos partir para a diferenciação, com produtos mais elaborados e matérias primas diferenciadas. Atrelado a isso, fala da dificuldade grande de mão de obra na região.

 

Tricofest aquece a economia

O sucesso da quarta temporada da Tricofest foi estrondoso, segundo os organizadors. Recordes foram superados, consolidando o evento como um dos mais relevantes da Serra Gaúcha no calendário turístico nacional. Cerca de 200 mil pessoas circularam pelo Centro de Eventos de Nova Petrópolis e pelo Parque Histórico Municipal Jorge Kuhn de Picada Café ao longo de doze finais de semana.

Mais do que um grande público, a Tricofest promoveu um verdadeiro impulso à economia local: foram milhões de reais movimentados nos setores de comércio, hotelaria, gastronomia e serviços. A feira não apenas gerou empregos diretos e indiretos, como também fortaleceu pequenas e médias empresas, fomentando o desenvolvimento regional. “Essa foi a primeira Tricofest que teve menos intercorrências, seja do clima ou de logística, e isso, claro, refletiu diretamente na presença do público. Nosso sentimento é de absoluta gratidão por esse ano maravilhoso”, destaca o coordenador geral, André Fernando Schmitt.

 

Sair da versão mobile