Região

Sistema de videomonitoramento de Ivoti é apresentado aos Consepros e Prefeitos da região

08/08/2023 - 14h23min

Ivoti – Mais um avanço na área da segurança pública para a região. Na noite de ontem, segunda-feira, 07, ocorreu o segundo encontro entre os presidentes e representantes dos Consepros, prefeitos e demais autoridades dos municípios da região, a fim de estreitar as relações e integração com os Consepros, bem como criar estratégias em conjunto para fortalecer a segurança pública de forma regional.

No primeiro momento da noite, os convidados conferiram a central de videomonitoramento que está localizada na sede da Brigada Militar de Ivoti. As autoridades puderam presenciar como funcionam os sistemas, denominados de ‘analítico’ e ‘synopses’, os quais são integrados na Secretaria de Segurança Pública de Porto Alegre. Logo após, participaram de uma apresentação da empresa de segurança Contel, onde foram abordados os temas de implementação, funcionalidades e adesão da ferramenta. Além da apresentação das soluções Digifort, empresa criadora e responsável pelo software.

Atualmente, Ivoti possui 30 pontos com 75 câmeras na cidade, entre as de videomonitoramento e cercamento eletrônico.

“É muito gratificante e importante apresentar aos prefeitos e representantes dos Consepros da região o funcionamento do videomonitoramento. Hoje temos um policial militar que foi qualificado para operar o sistema. Também quero agradecer o esforço da administração municipal que acredita no projeto e incentiva com recursos financeiros”, comenta o vice-presidente do Consepro de Ivoti, Vasco Ribeiro.

SISTEMAS

Essas câmeras estão integradas ao sistema de segurança adquirido pela Prefeitura em 2022. Com um investimento total de R$ 300 mil, o software de segurança torna a cidade, juntamente com Bento Gonçalves, as únicas a terem a solução completa implantada no Estado. As funcionalidades permitem aplicar múltiplas funcionalidades às câmeras, que podem ser personalizadas. Confira algumas das soluções:

ANÁLISE FORENSE: Capaz de reduzir o tempo de visualização de um determinado vídeo para fins de análise forense (investigativa) – a redução é de horas para minutos de vídeo. Essa redução de tempo é possível devido a criação de um “resumo” do vídeo, que permite a visualização pelo operador de vários eventos ocorridos em momentos diferentes sendo mostrados simultaneamente.

ANÁLISE AVANÇADA DE VÍDEO: Inteligência aplicada no videomonitoramento, fornecendo ações pró-ativas para situações comportamentais programadas com geração de alarmes e eventos automáticos além de valiosas informações estatísticas para aplicação em business intelligence.

RECONHECIMENTO FACIAL: Permite o reconhecimento facial com excelente nível de precisão e alto grau de confiabilidade, com um índice de 99.6%, fornecendo ao usuário detalhes importantes referentes a pessoa identificada.

ALARME E AUTOMAÇÃO: Completo gerenciamento de alarmes e eventos, com reconhecimento de alarmes de qualquer dispositivo com contato seco que esteja ligado nas câmeras ou servidores de vídeo.

MONITORAMENTO MÓVEL: Transforma a câmera do seu smartphone ou tablet (Android / IOs) em uma câmera móvel integrada nativamente ao sistema de gerenciamento de vídeo, permitindo transmissões em tempo real das imagens diretamente para a central de monitoramento.

LEITURA DE PLACAS AUTOMOTIVAS: Solução para leitura automática de placas automotivas totalmente integrada ao sistema de gerenciamento de vídeo, fornecendo automação, alarmes e ações pré-configuradas além de relatórios, gráficos estatísticos e integração com sistemas terceiros.

Além de Ivoti, estiveram reunidos representantes de Novo Hamburgo, Estância Velha, Ivoti, Campo Bom, Sapiranga, Dois Irmãos, Morro Reuter, Santa Maria do Herval e Lindolfo Collor.

“A segurança não pode ser pensada de forma local, é necessário que seja de forma regional e assim todas as comunidades saem beneficiadas e mais seguras”, comenta o prefeito Martin Kalkmann.

Sair da versão mobile